sábado, 14 de dezembro de 2019

50ª SEMANA = “IGREJA: A VINHA QUE FOI PLANTADA E CERCADA PARA PRODUZIR MUITOS FRUTOS"

50ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: A VINHA QUE FOI PLANTADA E CERCADA PARA PRODUZIR MUITOS FRUTOS"


Revisando (e atualizando) o que eu informei na semana retrasada... “Restavam ainda 5 semanas para o término do ano (agora 3!) e, pelas minhas contas, mais umas 4 parábolas ainda não foram apresentadas (agora 2! Mas indiretamente deve ter mais...) e 3 delas com a mesma temática de “servos & senhores” e “desempenho & recompensas”, são elas: 1ª) A dos Trabalhadores na Vinha (48º); 2ª) A dos Lavradores (50º, de hoje) e a 3ª) A dos Talentos/Minas (49º).” Disse também (e reitero) que as comparações entre elas também tem sido muito interessantes. Porém, hoje ainda vamos nos deter só no comecinho desta Parábola dos Lavradores.

O texto é narrado por Mateus (21), Marcos (12) e Lucas (20) e começa assim:
"Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.” (Mateus 21:33)

Algumas traduções definem este “proprietário de terras” como um “pai de família”, e pegando este gancho, já que também celebramos o Dia da Família agora dia 8/12, vou aproveitar o tema e relacionar aqui 4 dicas que não podem deixar de ser observadas por nenhum “pai de família”, seguindo o bom exemplo do Pai Celestial que assim fez com seu povo como ilustrado nesta história:

✅ 1º) PLANTOU UMA VINHA
Não só o pai é o que “planta” uma família, mas ao casal foi dada a instrução desde o princípio de “lavrar e guardar o jardim” (Gênesis 2:15). E cada membro da família tem parte nisso! Então não fiquemos sem “plantar” as sementes que Deus nos dá, não deixemos de semear neste território fértil que é nosso lar, bem como em todas as boas terras por onde ocuparmos (trabalho, igreja, escola...)
Sabemos que na interpretação profética desta parábola, o proprietário é o Senhor e a vinha é Israel (Confira a mesma parábola com a explicação em Isaías 5), mas temos simplificado a aplicação bíblica trazendo para o nosso contexto atual, por isso, sem ensinar nenhuma heresia, podemos considerar nossa também a responsabilidade sobre nossa família como “proprietários” legítimos dela.
Podemos nos identificar como aqueles que plantam vinhas e não simplesmente comem do seu fruto, quando não, ainda a destroem.
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você se reconhece como dono responsável de uma vinha plantada com suas preciosas e boas sementes?

✅ 2º) COLOCOU UMA CERCA AO REDOR DELA
Então, se a resposta foi positiva, a segunda dica agora é “colocar uma cerca ao redor dela”! Sim, como um “jardim fechado, regado e cuidado” para que saibam que ela é sua “propriedade particular” e que é “proibida a entrada de estranhos”! Somos também os responsáveis por proteger o que é nosso e não deixar nossos frutos vulneráveis ao ataque de “raposinhas” famintas ou quaisquer outros ladrões de vinhas que queiram invadir a nossa área para “roubar, matar ou destruir” o que com tanto cuidado plantamos!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem cercado sua família com uma proteção eficaz sem brechas que garanta a segurança de todos?

✅ 3º) CAVOU UM TANQUE PARA PRENSAR AS UVAS
Tudo isso tem um propósito. Plantamos vinhas, formamos famílias, para produzir frutos dela e dos frutos, ainda extrairmos o bom vinho. Ou seja, tudo isso exige trabalho, manutenção, condições para investir naquilo que será nosso objetivo final, nosso resultado!
E vale observar que, muitas vezes para extrair o nosso melhor e o melhor da nossa família precisaremos ser “prensados” e mesmo “pisados” podermos oferecer um brinde em taças de alegria. Que nossos tanques sejam grandes o bastante para conter a doçura dos nossos frutos e o produto da nossa vide não minta, mas traga abundância de alegria nos nossos lagares cheios de mosto!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem criado tanques de expectativas para trabalhar nos bons frutos recolhidos da sua vinha?

✅ 4º) E CONSTRUIU UMA TORRE
Como se não bastasse a cerca para proteger dos intrusos sorrateiros, este zeloso pai de família ainda construiu uma torre para vigiar os ataques nos níveis mais altos que não fugiriam às suas vistas! Não podemos descuidar, pelo contrário, regularmente precisamos subir nesta torre de vigia e passar revista sobre nossa vinha. Precisamos ter nosso “lugar alto”, nosso “refúgio secreto”, ou mesmo nosso “depósito” de ferramentas e suprimentos bem guardados para as mais urgentes necessidades!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem se colocado de plantão na torre de oração como uma fortaleza de guarda sempre à postos?

❇ Observe:
Infelizmente, o desfecho desta parábola não tem um final feliz. Os lavradores que trabalhavam nesta vinha não foram fiéis e não entregaram os frutos devidos ao seu dono na época da colheita... foram maus e cruéis! Logicamente eles colheram, não os bons frutos que eram devidos ao Pai Celestial, mas colheram o mal que semearam ao desprezarem Aquele que lhes deu a boa semente!
Mais uma vez, Deus se mostrando fiel e generoso fazendo a boa parte que Lhe cabia, oferecendo toda a condição e proteção para um bom resultado que beneficiasse todas as partes! No entanto, infelizmente, quando os lavradores são irresponsáveis e não correspondem com a parte que lhes é devida, a severidade justa do nosso bondoso Pai e Senhor não pode deixar de retribuir a cada um segundo as suas obras e passar para outros melhores do que estes a sua vinha, àqueles dignos de suas generosas recompensas!

Compartilhei minha 50ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário