sábado, 21 de dezembro de 2019

51ª SEMANA = “IGREJA: PERCEBENDO A ORIGEM DO NATAL E SABENDO DO SEU DESTINO NA VOLTA DE JESUS"

51ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: PERCEBENDO A ORIGEM DO NATAL E SABENDO DO SEU DESTINO NA VOLTA DE JESUS"


Caminhando para o fim do ano e ao mesmo tempo concluindo as páginas finais dos Evangelhos... encontramos despontando nos 3 sinóticos o mesmo título: “O Sinal do Fim dos Tempos”! Muito oportuno para se refletir nesta época cheia de sinais também de final deste tempo, final desta década! E a parábola de hoje está bem escondidinha em meio a este longo sermão profético, mas em poucos versículos o Senhor Jesus deixa um de seus últimos alerta:

“Ele lhes contou esta parábola: Observem a figueira e todas as árvores. Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.” 
(Lucas 21:29-31 ou Marcos 13:28 ou Mateus 24:32)

Assumo que, literalmente, estarei tirando este texto fora do contexto para ter o pretexto de contextualizar cada frase ao nosso momento. Mas você vai me perdoar e compreender que a intenção visa a edificação por meio de uma Palavra abrangente e vigente para hoje:

✅ 1º) OBSERVEM A FIGUEIRA E TODAS AS ÁRVORES
Por estes dias, certamente observamos muitas árvores, refiro-me, claro, especialmente à tão conhecida “Árvore de Natal”! Grandes, enormes, gigantescas! Coloridas, enfeitadas e sofisticadas! Histórica, cultural e simbólica! O que realmente ela simboliza pode ser controverso... o que na verdade ela tem a ver com o Natal também é questionável... Mas alguns até já tentaram explicar a relação da árvore com a Cruz, símbolo do Cristianismo, o madeiro no qual este Jesus que nasceu no Natal foi levantado na Páscoa. Verdade ou não, uma coisa é certa, esta “árvore” que foi cortada em forma de cruz para carregar o corpo do nosso Salvador Jesus, é mesmo, se não a única, a principal “árvore” a observar! Isto me fez lembrar uma bem conhecida historinha das 3 árvores que tiveram seus sonhos realizados, quando se tornaram, respectivamente, a manjedoura que acolheu Jesus no nascimento, o barco que recebeu Jesus à bordo na Sua vida, e a cruz que se ergueu na Sua morte... Podemos ainda observar que todas estas árvores apontam para Jesus bem como todas as árvores apontam para cima! Todas elas apontam para um sinal, todas elas tiveram uma origem, como Jesus teve no 1º Natal, tiveram uma vida frutífera como a do próprio Senhor Jesus, e igualmente tiveram um destino como Jesus que nasceu e viveu destinado a morrer na cruz!
Que ao observarmos as muitas árvores neste Natal, possamos identificar corretamente o sinal deste fim de tempo, ou ainda melhor, a finalidade do Natal que, em sua origem, marcou o início de uma era, o tempo d.C...  e seu breve destino que será a definitiva implantação do Reino de Deus precedido com muitos sinais de seu retorno no fim dos tempos!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem observado no Natal a origem do sinal que aponta Jesus como o marco de um novo tempo?

✅ 2º) QUANDO ELAS BROTAM, VOCÊS MESMOS PERCEBEM E SABEM QUE O VERÃO ESTÁ PRÓXIMO
Gente!!!! Olha só a “casual coincidência”!!! O início do Verão 2019/2020 acontece dia 22 de dezembro de 2019 à 01h19, ou seja, logo mais, realmente, o verão está muito próximo, nesta madrugada, amanhã!!! Particularmente, eu amo esta estação!! É como dizer: “A praia está próxima!! Mar à vista!! Férias chegando!! Tempo bom, com céu azul ensolarado!! Quanta coisa boa!!” Na minha opinião, né!? Mas conheço pessoas que não gostam de praia, não se dão bem no verão e não curtem o mar!! Cada um é cada um!
E assim será o “fim dos tempos”, maravilhoso para uns...  terrível para outros! Prazeroso para aqueles que, não só observaram a mensagem da cruz, mas também creram e viveram por ela. Mas horroroso para aqueles que desprezaram o Salvador crucificado!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem percebido que o fim dos tempos está próximo e sabe que Jesus está voltando para reinar?

✅ 3º) SAIBAM QUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO
Bem, já estamos sabendo os sinais das árvores apontando para o verão... já percebemos que o verão sinaliza uma nova estação se aproximando... mas é nesta última frase da parábola que percebemos o que precisamos realmente saber: O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO! Eis que vem o Rei Jesus! Não mais humilde como um menino na manjedoura, mas como um glorioso Rei montado em seu cavalo branco! Como bem anuncia o verso anterior a parábola: "Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.” Aleluia!! Ora vem, Senhor Jesus!! E bem por estes tempos temos muito cantado, pregado e orado a respeito deste tema, justamente por percebermos e sabermos que o fim se aproxima. Bem que poderia ser ainda este ano! Tremendo se este advento fosse a grande novidade de 2020! No entanto, ainda que não esteja tão próximo como o verão... e nem tanto quanto 2020... eu ainda farei a mesma oração diariamente: “Venha a nós o teu reino!” Hoje, mais do que ontem, e amanhã mais próximo ainda!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você sabia que o Reino de Deus pode já estar hoje mesmo no seu coração, bem mais próximo do que você imagina?

❇ Observe: E o texto bíblico termina com esta célebre declaração:
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai. Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.” (Marcos 13:31-33)
O ano de 2019 está passando, tempos e eras tem passado, mas de fato, as palavras do Senhor Jesus permanecerão para sempre!
Portanto, se Ele prometeu, Ele há de cumprir! O dia e hora, realmente não sabemos! Mas uma coisa eu sei: é por estes tempos finais que estamos vivendo! Por isso ele diz: “Fiquem atentos! Vigiem!” 
E não esqueçam de observar “A VERDADEIRA ÁRVORE DE NATAL!”

Compartilhei minha 51ª Semana... semana que vem, se Ele não voltar... será a última do ano!! Fiquem atentos! Vigiem!

E tenham um Feliz Natal!

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário