47ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: A VIRGEM PRUDENTE PREPARADA E VIGILANTE À ESPERA DO NOIVO”
Pulei intencionalmente duas parábolas anteriores a esta para relacionar o tema deste sábado à mensagem desta semana do meu pastor e também aos acontecimentos atuais que diretamente envolveram minha família.
Como escrevi na semana passada, minha mãe estava já 15 dias internada com o estado de saúde se agravando a cada dia, até que no sábado mesmo ela veio a falecer..., algumas horas depois que publiquei o tema da 46ª semana, um estudo sobre outro assunto também muito relacionado a situação que estávamos vivenciando!
E hoje, há exatamente 7 dias depois, vejo ser muito oportuna e pertinente a Parábola das 10 Virgens de Mateus 25, quando diz que “O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.” (v:5) Era justamente esta a observação que minha mãe já estava fazendo ultimamente enquanto estava mais acordada, mesmo já debilitada: “Por que Jesus está demorando para me chamar?” Na verdade, Ele chegou no tempo certo para buscá-la e de maneira perfeita a chamou para Si! Estávamos ao redor do seu leito no hospital quando ela entrou para o “sono e adormeceu” com um semblante tranquilo de paz para só despertar lá nos braços do Pai!
Estar preparada para o encontro com o Noivo é o grande alerta que sinaliza esta parábola! E nosso grande conforto é a plena confiança que minha mãe transmitia, a semelhança destas virgens prudentes, quando declarava com firmeza e esperança, estar preparada para se encontrar com o Senhor. A sua “lâmpada” apagou-se aqui para nós, mas brilhou como uma estrela no céu!
Como bem colocaram a frase na sua homenagem póstuma, nossa querida “Alice viajou para o País das Maravilhas” ao encontro do seu Noivo!
Com esta singela introdução, vamos agora extrair as lições desta parábola tão cheia de símbolos e significados que começa assim:
"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.
Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.”
✅ 1º) AS 5 VIRGENS INSENSATAS
“As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.” (v:3) Estamos falando das “virgens” que também estavam saindo para se encontrar com o Noivo, representando a Igreja separada e prometida para o encontro com Jesus. E elas estavam com suas lâmpadas acesas, as candeias, que podem representar bem a Palavra como lâmpada para seus pés, indicando que elas já tinham os olhos do seu conhecimento iluminado, no entanto, a diferença é que elas não estavam preparadas com reserva de óleo e, uma vez que o Noivo “demorou”, na hora que elas despertaram “As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. (v:8) Desprevenidas e despreparadas, estas 5 virgens néscias começaram a ficar envoltas na escuridão das trevas e sem o calor do fogo, provavelmente já estavam se esfriando... E infelizmente, mesmo seguindo o conselho das virgens prudentes, "saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo” e elas não estavam lá! “Mais tarde (elas) vieram e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ "Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’ (v:11,12)
Que triste desencontro! Que falta irreparável! O barato na economia do azeite saiu demasiadamente caro para estas loucas jovens!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem permanecido preparada e abastecida para aguardar o Noivo iluminada até que Ele venha!
✅ 2º) AS 5 VIRGENS PRUDENTES
“As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.” (v:4) Esta cena me fez lembrar a tão apropriada recomendação apostólica: “Enchei-vos do Espírito!” Como uma dica para não andarmos com o óleo abaixo da reserva! Quantas vezes somos alertados na Palavra que viveremos tempos difíceis, dias maus, nos quais o consumo das nossas forças e energias serão cada vez mais intensos! Ai de nós se negligenciarmos a dependência total do Espírito para a manutenção da nossa lâmpada! Ela não permanece acesa por nós mesmos, senão unicamente pelo derramar do azeite da unção espiritual. As prudentes também adormeceram, é verdade! Mas ao soar da trombeta, elas estavam despertas, vigilantes, preparadas, prevenidas! E ao chegar o noivo, “as virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial E a porta foi fechada." (v:10) Que encontro glorioso!! Como valeu a pena investir um pouco mais no preparo extra, usando a sabedoria própria de quem alcançou a maturidade para entrar para o casamento!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você não tem deixado faltar o óleo do Espírito sobre a sua cabeça e dele tem enchido sua lâmpada?
✅ 3º) O NOIVO
O Noivo é Jesus! Ele deixou a promessa que voltaria para sua Noiva assim que preparasse o lugar junto ao Pai para levá-la para sempre junto a Ele. Apenas ela deveria se preparar, se adornar, se preservar sem rugas nem manchas, formosa e sem defeito à espera do seu Amado. Ele não tarda em voltar, pois Ele mesmo afirmou: Venho sem demora! "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!" (v:13) O Noivo está chegando! Já estamos muito perto da "meia-noite” e logo ouviremos “um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ (v:6) Que encontro ansiosamente aguardado! Prepare-se Igreja, esteja pronta e vigilante!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem aguardado este encontro maravilhoso com as lâmpadas acesas e vigilantes e o azeite preparado?
❇ Observe:
Por enquanto é Jesus que bate à porta a espera que cada um se abra para Ele entrar e cear dentro dos corações (Apocalipse 3:20), mas naquele grande dia, será Ele quem fechará a porta e já será tarde demais para os que quiserem entrar bater e chamar por ele.
Compartilhei minha 47ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário