sábado, 16 de novembro de 2019

46ª SEMANA = IGREJA: NASCIDA NA ORIGEM PARA VIVER POR MEIO DA MORTE UM DESTINO RESSURRETO E GLORIOSO

46ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO



“IGREJA: NASCIDA NA ORIGEM PARA VIVER POR MEIO DA MORTE UM DESTINO RESSURRETO E GLORIOSO”


Folheando entre as páginas dos Evangelhos que estamos prosseguindo nesta semana, deparei-me com o título do próximo assunto:

“Jesus prediz novamente sua Morte e Ressurreição”.


Não é uma parábola como temos selecionado a cada semana, mas desta vez, o título me chamou muito a atenção, não só por constar em todos os 3 Evangelhos, como constar repetidamente. Aqui em Mateus Jesus “novamente” prediz sua morte e ressurreição pela 3ª vez, no mínimo, já chegando no final da sua vida... no final dos Evangelhos... no final do ano.


Nesta época do ano passado eu também estava relatando os últimos acontecimentos da vida de Jesus e minhas últimas reflexões do final do ano de 2018 foi sobre a: 

1. CONSPIRAÇÃO;

 2. CONDENAÇÃO; 

3. CRUCIFICAÇÃO; 

4. RESSURREIÇÃO; 

5. ASCENSÃO de Jesus.


Mas nesta semana, com estas porções  do evangelho em referência (Mateus 16 e 20, Marcos 8 e 10 e Lucas 9 e 18 entre outras) , vou abordar outros 5 pontos: 

1. O NASCIMENTO;

2. A VIDA; 

3. A MORTE; 

4. A RESSURREIÇÃO; 

5. A GLORIFICAÇÃO


✅ 1º) O NASCIMENTO

O Natal está chegando e logo no mês que vem o mundo todo comemorará o NASCIMENTO de Jesus! O nascimento do Emanuel, o Deus conosco!! Nascimento já é um evento extraordinário, quanto mais o nascimento de Jesus Cristo neste mundo! Da mesma forma, cada aniversário nosso deve ser mesmo uma data de celebração pela origem da nossa vida! Que fenômeno tremendo é o nascimento! Jesus teve um nascimento simples e humilde, mas sobrenatural e maravilhoso como relatado lá no início de Lucas!

Dou graças a Deus por minha mãe ter nascido um dia e por meio dela eu vim a nascer também na sua família!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem agradecido de coração o nascimento de Cristo, o seu nascimento e das pessoas que você ama?


✅ 2º) A VIDA

A vida de Jesus Cristo é uma história fascinante e incomparável! Ninguém viveu como ele! Ele viveu a verdadeira vida, a vida plena e abundante e ainda prometeu e possibilitou que nós também vivêssemos esta mesma vida em novidade de vida!

Mais especificamente nestes dois últimos anos tenho admirado e me aprofundado no estudo da sua vida examinando sua biografia nos 4 Evangelhos. Recomendo esta prática a todos que desejam viver a vida de Cristo! Ele é nosso maior modelo de vida a seguir!

Mas novamente quero ressaltar a vida da minha mãe! Que história exemplar esta amada mulher também está deixando pra mim! Como a vida dela tem influenciado a minha vida... e como minha vida tem tido uma relação profunda com ela e com Cristo!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem se espelhado na vida de Cristo e também tem tido um padrão que outros possam seguir?


✅ 3º) A MORTE

Você gostaria que não existisse este ponto da morte na vida? Pois ele ainda se faz necessário. “Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.” (Mateus 16:21) Jesus pôde predizer detalhes da sua morte, uma morte sucedida por traição, condenação, sofrimento, escárnio, açoites, crucificação! Nós e nem ninguém tem o poder de “prever” a própria morte, tão pouco a de outros. Nem sequer podemos evitá-la, alguns tentam até prorrogá-la e outros antecipá-la. Mas só Deus sabe se morreremos ou seremos arrebatados... se morreremos com dores ou não... quando, onde e porquê!

E acho que foi por isto que me detive neste assunto, justamente porque esta semana “tentaram prever” a morte da minha mãezinha! Ela está, sim, no final da sua jornada, está sofrendo de uma enfermidade grave diagnosticada estes dias, e isto me dói, me entristece, e eu pergunto: “é necessário tanta dor?” Minha oração é que, se de fato, a morte está se aproximando... que seja leve e suave...

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem confiado no tempo e no modo de Deus para a sua morte tanto quanto deve para a sua vida?


✅ 4º) A RESSURREIÇÃO

Mas o verso termina afirmando: "... ressuscitasse no terceiro dia”!! Esta mesma promessa cumprida em Jesus se cumprirá em nós que temos esta bendita esperança! Eu creio! A morte não é o fim da vida não! A ressurreição ainda é um fato que está por vir a todos que tiverem a “necessidade” de experimentar a morte em Cristo! Ressuscitaremos! Aleluia!! Por isso, ainda que com dor e tristeza tenhamos que passar pela nossa morte ou dos nossos queridos, sabemos que o que nos consola é esta promessa!

Tenho a certeza que minha mãezinha, ainda que morra, viverá!! E muito em breve vamos ressuscitar para viver eternamente juntas!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem esta bendita esperança que traz conforto e consolo nestes terríveis momentos da morte?


✅ 5º) A GLORIFICAÇÃO

E como se não bastasse a certeza da ressurreição, complementamos aqui com a promessa de uma ressurreição não para a perdição eterna, mas para a vida eterna, gloriosa nos céus, onde Jesus glorificado também já está nos preparando lugar! Ele foi... minha mãe e eu certamente iremos... e glorificaremos para sempre a Deus que nos fez na nossa origem nascer, viver, morrer e ressuscitar para estar na glória que é nosso destino!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: E você, tem esta bendita e certa esperança que toda esta jornada há de se cumprir na sua vida?


❇ Observe:

Leia Eclesiastes 7:1 a 4 e vai entender o que estou sentindo nestes dias para refletir sobre o sentido da vida quando se prevê a morte.


Compartilhei minha 46ª Semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário