45ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: A IRMÃ QUE MOSTRA O ERRO E NÃO SÓ OFERECE PERDÃO MAS TAMBÉM TRANSFORMAÇÃO”
Na semana passada nossa reflexão foi sobre a Parábola do Credor Incompassivo, a qual veio na sequência do texto que quero me deter nesta semana. Nestes últimos tempos tenho ouvido muito a afirmação “O fim a que se chegou explica o começo” referindo-se a relação do Antigo com o Novo Testamento. No entanto, reconheço que esta frase até que bem se aplica também neste nosso contexto. Tendo anteriormente tratado do fim a que se chegou o incorrigível, incompassivo e impaciente credor da parábola, podemos agora entender melhor as instruções do começo da conversa de Jesus quando ele aborda a maneira como se deve tratar as ofensas dos outros. Afinal... de fato, o que não falta é “irmão pecando contra irmão”...
Vamos destacar os três pontos do sermão! É... Jesus também ensinava usando as técnicas dos 3 pontos, vejamos:
✅ 1º) VÁ A SÓS COM ELE E MOSTRE-LHE O ERRO - (Mateus 18:15)
"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.”
Interessante que só neste 1º ponto já temos mais outros 3 pontos a relacionar como atitudes iniciais de boa conduta recomendada pelo Senhor:
1º) VÁ => Isso mesmo, vá atrás de resolver o caso! Vá você! Não espere que ele venha! Vá, não paralise a relação, tome uma ação!
2º) A SÓS COM ELE => Sim, olho no olho, cara a cara, no particular da discrição, nada de “barraco”, nada de alarde, só vocês dois!
3º) MOSTRE-LHE O ERRO => Ô coisa boa quando alguém tem este discernimento e com a cara e coragem denuncia o pecado!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem seguido estes passos na busca de solucionar os problemas e ganhar o teu irmão corretamente?
✅ 2º) LEVE MAIS ALGUÉM COMO TESTEMUNHA QUE CONFIRME A ACUSAÇÃO - (Mateus 18:16)
"Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.”
Jesus não descartou a possibilidade de fracasso na 1ª tentativa, pelo contrário, fechou todas as possibilidades para não dizer que não tentou de tudo. Deus é o Senhor do sim, sim ou do não não! Portanto eram 2 únicas condições: “Se” ouvir sim! Ganhou! Mas “se” não ouvir não... Perdeu! No entanto, nosso Deus também é o Deus das 2ªs chances! Logo, então, confirmada a acusação pelas 2 testemunhas e negado ainda o depoimento, fechado os ouvidos para ouvir... parte-se daí para o 3º passo, a 2ª chance:
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem encontrado testemunhas fiéis tanto quanto você também deveria ser uma no caso alheio?
✅ 3º) CONTE À IGREJA E TRATE-O COMO INCORRIGÍVEL - (Mateus 18:17)
"Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano."
Bem... a esta altura já foram esgotadas todas as 3 possibilidades: não ouvindo você; não ouvindo as testemunhas e não ouvindo a própria igreja...Definitivamente, ele não ouve! Logicamente, você então não deve falar mais! Deve trata-lo como tal, como um surdo ao ensino corretivo. Cego quanto aos próprios erros. Identificado na figura de um pagão ou publicano, este tal agora representa a personificação da incredulidade e da rebeldia.
Recapitulando a lição da semana passada, esse é o típico obstinado e recalcitrante indivíduo que erra e não aprende porque não aceita a disciplina, resiste a correção, sofre o castigo e repete a lição!
Destes já profetizava Jeremias: “Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.” (17:23)
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem apresentado um ouvido atento e um coração quebrantado que recebe bem a correção?
❇ Observe:
Todos estes pontos foram colocados como tentativas para se “ganhar” o irmão que, enquanto em pecado, estava “perdido”.
Pelas opções, bem se pode considerar que a condição para se “ganhar o irmão” não está em nenhum momento apenas no “perdão”! Aliás, nem se menciona a palavra “perdão” neste trecho! Mas a condição identificada pelo “Se” inicial também se completa por 3 pontos:
1º) OUVIR = Supõe-se aqui também que é aquele “ouvir” de escutar com aceitação, assimilação e compreensão a surtir o efeito que...
2º) CONFIRMAR = ... que reconhece, admite e assume o pecado, a falta, o erro, com profundo e sincero arrependimento a produzir...
3º) CORRIGIR = ... a produzir mudança de atitude, de caráter, de coração naqueles que são ensináveis, transformáveis e corrigíveis!
Diante de todos estes tantos 3 pontos, espero não ter ficado ainda nenhuma dúvida que não se resolvem os problemas somente com o “perdão”, mas também com a “correção”, tanto quanto também Deus não tem apenas o “Plano da Salvação”, mas tem também o “Processo da Santificação”.
Porque não somente nascemos de novo com a ficha limpa pelo perdão do nosso Salvador, mas também crescemos e desenvolvemos esta tão grande salvação por meio de uma conversão contínua à vontade do nosso Senhor Jesus Cristo.
Meu irmão, minha irmã, sei que tenho erros e falhas, e preciso de você para me mostrar muitas delas que não tenho superado, quero te ouvir, preciso me corrigir! Peço perdão... mas não me deixe sem a correção!
Compartilhei minha 45ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário