32ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: UMA FILHA QUE FAZ O QUE FALA E FALA O QUE FAZ”
Amanhã é Dia dos Pais! Então, resolvi sair um pouquinho da ordem que estava seguindo em Lucas e pulei para Mateus para abordar uma parábola que retrata essa relação de PAI & FILHOS, como uma homenagem aos pais de hoje.
Além disso, embora tenha mudado a ordem e o livro, o assunto praticamente seguirá na mesma linha da semana passada, quando tratamos da relação entre SENHOR & SERVOS. Sim, porque PAI também é SENHOR que dá ordens e tem autoridade. Assim como FILHO também é aquele que deve OBEDECER E SERVIR. Sou do tempo que ainda se chamava o pai de senhor! Então vamos lá para Mateus 21:28 a 32 (Confira na sua Bíblia a leitura na íntegra!)
Acredito que esta parábola tenha, claro, outras aplicações, mas por conta da data comemorativa, permita-me focar por um angulo específico... aliás, o próprio Jesus ao propor esta parábola começa dizendo: “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos...”
Então posso tomar a liberdade de dizer o que eu acho... não desse pai, mas desses filhos. Nada impede também de notarmos novamente a presença sempre desses 2 lados (bom e mal / SIM E NÃO) representados nas respostas diferentes de cada um para uma única mesma ordem do pai... vejamos:
✅ 1º) FILHO QUE DIZ NÃO... MAS FAZ SIM
“Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. E este respondeu: ‘Não quero!’ Mas depois, arrependendo-se, foi.”
De início, este parece ser o filho rebelde e desobediente da história, mas ao final, percebe-se que foi um filho sincero, verdadeiro e franco, como aqueles que tem intimidade e confiança para, sem desrespeito ou revolta, expressar honestamente suas vontades e sentimentos, sem receio de encarar uma possível reação contrária da outra parte, possuindo estrutura madura o bastante para assumir suas fraquezas e debilidades ao invés de se esconder por trás de uma falsa imagem que não lhe pertence na tentativa de enganar o próprio pai. Note que ele respondeu ‘Não quero!’ e não ‘Não vou!’ A diferença é que ‘Não quero!’ não caracteriza a decisão, e sim apenas a vontade! Provando que mesmo sem vontade própria, podemos e devemos decidir por ir e obedecer! Jesus mesmo como Filho de Deus, respondeu para seu Pai: “Não seja feita a minha vontade, mas a Tua”. E foi! Obviamente que ele não queria! Mas, voltando ao primeiro filho aqui da parábola, observamos que algo aconteceu! Em outra tradução diz: “Mas depois mudou de ideia e foi.” Sim, arrependimento é isso: MUDANÇA DE IDEIA, DE ATITUDE! Arrependimento é a chave para o nosso NÃO se transformar em SIM, a nossa MÁ vontade mudar para BOA vontade, nossa DESOBEDIÊNCIA se render a OBEDIÊNCIA!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já aprendeu o caminho do arrependimento para mudar de filho rebelde em filho obediente?
✅ 2º) FILHO QUE DIZ SIM... MAS FAZ NÃO
"O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi.”
De início, este parece ser o filho “certinho” e obediente da história. Enquanto o outro começa como uma negativa “NÃO”, este é prontamente positivo “SIM!” E ainda com a reverência de chamar o pai de “senhor”! Quem sabe aí também está revelado um filho com mentalidade de escravo e não de filho... Talvez ele até tivesse sinceramente o desejo de atender e servir seu pai, só que não! O “bem” que ele queria fazer, ele não conseguiu! E o mal que não queria, acabou sendo feito! Não foi! Falou sim, mas fez não!
Será que seria maldade da nossa parte achar que ele enganou o pai, como aqueles filhos que na frente são os “santinhos” e por trás aprontam as piores travessuras? Será que este filho era bem como um daqueles fariseus hipócritas que falam, mas não fazem e que bem chamam o Pai de Senhor, Senhor... mas não fazem o que Ele manda? Ou quem sabe ainda, conjecturando aqui as mais prováveis razões, na pior das hipóteses, ele simplesmente esqueceu... deixou pra depois e outras coisas acabaram roubando a atenção e devoção que era devida ao pai em primeiro lugar... tipo aquele filho “já vai, pai”... e não vai, “já tô indo”... e nunca foi!
Na sua resposta também houve mudança, não do mal para o bem, do não para o sim, mas mudança sem arrependimento, do sim para o não, do bem para o mal. Caminho inverso!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem sido este tipo de filho dissimulador cujas más atitudes falam mais alto que as boas palavras?
✅ 3º) FILHO QUE DIZ SIM, SIM OU NÃO, NÃO...
Ao final da história Jesus pergunta: “Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam eles.” Não tiveram dúvidas!
No entanto, melhor seria ainda, o filho que fala sim e o pai pode acreditar que ele fará sim! Como Jesus mesmo também afirmou em outra ocasião: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mt. 5:37)
Por outro lado, que o verdadeiro e sincero arrependimento também opere sobre aquele que falar o não honestamente, mas desejar poder fazer o sim cumprindo a perfeita e soberana vontade do senhor seu pai em obediência franca, não fingida!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem buscado ser honesto nas suas respostas às ordens soberanas do seu Pai Celestial e natural?
❇ Observe:
Filhos, querem proporcionar um Feliz Dia dos Pais? Então, honrem seus pais todos os dias sendo verdadeiros e sinceros, obedecendo e servindo sem hipocrisia, mas falando o que fazem e fazendo o que falam... e o meu Pai que está nos Céu os recompensará com vida longa!
Compartilhei minha 32ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário