sábado, 3 de agosto de 2019

31ª SEMANA = “IGREJA: SERVA BOA E FIEL VIGILANTE E PREPARADA PARA A VOLTA DO SEU SENHOR”

31ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: SERVA BOA E FIEL VIGILANTE E PREPARADA PARA A VOLTA DO SEU SENHOR”


A seguir, provavelmente teremos que ampliar os ensinamentos sobre mordomia por meio de uma série de parábolas focadas neste tema. A começar por esta de Lucas 12:35-48 que aborda a postura do servo vigilante e fiel e do servo insensato e infiel retratada também em Mateus 24:45-51. Você compreenderá melhor os tópicos abaixo se fizer uma leitura geral destes textos.

No estudo de hoje, vamos nos limitar em simplesmente analisar o perfil de cada um dos personagens:

✅ 1º) O SENHOR “O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e...” Lucas 12:46
É importante tomarmos consciência que temos um SENHOR, ainda que pareça longe e demorado, Ele voltará para receber a prestação de contas da mordomia dos seus servos. Este é nosso Senhor Jesus Cristo, Ele de fato se ausentou por algum tempo após ter ressuscitado, mas prometeu voltar a qualquer momento, sem dia e hora marcado, mas certamente voltará! Este será um dia glorioso para os servos prudentes e vigilantes, mas um dia terrível para os infiéis e insensatos. Hoje observei que neste texto os próprios discípulos questionam se Jesus estava “contando esta parábola para nós ou para todos" (v:41). Sim nós temos não só um Salvador, mas um Senhor, ainda que o consideremos também como Pai, Noivo, Amigo, Mestre... o fato é que Ele é Senhor, e um Senhor Soberano, Absoluto, a quem devemos, sim, prestação de contas. E como a Palavra nos diz para “Considerar a bondade e a severidade de Deus” em Romanos 11:22, podemos comprovar esta dupla manifestação do caráter do Senhor observando a continuação do versículo para com aqueles servos negligentes, um Senhor Severo: “e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.” (v:46) Mas com os servos diligentes, veja a bondade deste Senhor se manifestando: “Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.” (v:44) e mais: “Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los.” (v:37) Este é nosso Senhor, Bondoso para com os fiéis... mas Severo para com os insensatos.
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você considera a Bondade e a Severidade do Seu Senhor diante da sua prudência ou da sua insensatez?

✅ 2º) O MORDOMO“Quem é, pois, o ADMINISTRADOR fiel e sensato, a quem seu SENHOR encarrega dos seus SERVOS, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?” (Lucas 12:42)
Neste verso estão presentes nossos 3 personagens em foco! Já apresentamos O SENHOR. Agora aqui vem o ADMINISTRADOR. Este é diferente do servo comum, ele é considerado um MORDOMO, aquele que administra o trabalho e os recursos dos servos.
Diferente do SENHOR que embora bondoso também sabe agir com justa e necessária severidade, vemos uma expectativa positiva no perfil do mordomo cujo caráter prestativo e obediente, sabe servir a “porção de alimento no tempo devido”! Um mordomo fiel é encarregado do serviço da casa para bem administrar o recurso (alimento), o tempo e o modo (devido) determinado pelo seu senhor perante os seus servos. Por outro lado, é fato frustrante e decepcionante quando um mordomo cruel e infiel “comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se” (v:45) julgando a vinda do seu senhor demorada e tardia, vivendo não mais para obedecer seu dono, muito menos para servir seu próximo, mas única e exclusivamente para seu bel prazer!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem sido este mordomo fiel e prestativo à espera do Senhor ou passou a negligenciar sua função?

✅ 3º) OS SERVOS “Felizes os servos cujo senhor os encontrar...” (Lucas 12:37)
Naturalmente, como já mencionei ser uma máxima em quase todas as parábolas, vamos identificar aqui também os servos bons em contraste com os servos maus! E analisando primeiramente os “servos felizes”, reparem nas 3 vezes que esta expressão aparece no texto oferecendo para nós um modelo de servo bom e fiel, VIGILANTE, PREPARADO e PRONTO PARA SERVIR:
V:37 = “Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar.” Este é um servo VIGILANTE!
V:38 = “Felizes os servos que o senhor encontrar preparados, mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada.” PREPARADO!
V:43 = “Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar.” Este “fazendo assim” quer dizer “SERVINDO”!
Agora o exemplo de servo mau e negligente não vigia porque não está apercebido do perigo que isso representa para SI MESMO... nem se prepara porque não está esperando SEU SENHOR... e muito menos está prontamente servindo OS OUTROS como deveria!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem sido este servo feliz e bem aventurado, vigilante e preparado no serviço do seu Senhor?

❇ Observe: 
A Parábola termina com a seguinte conclusão referente a este princípio de prestação de contas da mordomia:
"Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido". (Lucas 12:47,48)
Quisera eu agora poder escrever uma outra conclusão positiva de um servo “que conhece a vontade de seu senhor e prepara o que ele deseja, realizando todo Seu querer, este certamente receberá muitos galardões das mãos de um Senhor Bondoso para com ele, mas Severo para com aquele. Porque a recíproca é mesmo verdadeira: A quem pouco foi dado, pouco será exigido; e a quem pouco foi confiado, pouco ou nada será pedido. 
Vigia, meu servo!! É tempo de se preparar!! O Senhor está voltando e cada um dará justa conta de seu pouco ou do seu muito!

Compartilhei minha 31ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário