20ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: FAMÍLIA PERSEGUIDA EM CASA... MAS FAMÍLIA EM PAZ NO REINO!”
Sempre gosto de associar o tema da semana com algum acontecimento do momento ou até com as datas comemorativas da época, por isso achei oportuno voltar em alguns versos do capítulo 10 de Mateus relacionados à FAMÍLIA!
Nesta semana celebramos o Dia das Mães no domingo e o Dia Internacional da Família na quarta-feira. No passado, inclusive, Maio era o mês das Noivas...
Porém quando se fala em família, honestamente, duas sensações contrárias nos vem ao coração! O maravilhoso quadro de família reunida com todos sorridentes caracterizando aquela tradicional “Família Doriana” de amor, alegria, paz.... felizes para sempre!
Mas, por outro lado, retratamos também na atualidade, um quadro antigo de discórdias, desavenças, degradação, divisão, divórcio, e tantos outros “D´s” que estão impetuosamente tentando destruir esta imagem tão ideal, porém irreal, de “Família Perfeita e Feliz” que tanto tentamos construir!
Hoje mesmo, pensando nisso enquanto orava por várias famílias que compartilharam comigo seus problemas durante esta semana, fui lembrando da competição de Abel e Caim, da hostilidade de Ismael com Isaque, das diferenças de Jacó e Esaú, da rivalidade de José e seus irmãos, das confusões da família de Davi e de tantas dinastias que o sucederam... até chegar nos dilemas da própria família de Jesus! Se Ele mesmo também não parece ter tido aqui nesta terra a “Família Perfeita e Feliz”, o que esperar de Marta e Maria? Como não compreender as implicações do Filho Pródigo na sua família? Por isso, o que passamos hoje dentro de 4 paredes não é encoberto diante deste lado sombrio das Histórias de Famílias...
Mas vamos aos textos em referência:
✅ 1º) UMA FAMÍLIA DIGNA DE PAZ – Mateus 10:12,13
“Ao entrarem na casa, saúdem-na. Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.” Por aí já podemos concluir que tem casas que recebem a paz com portas abertas e ela entra e repousa, mas tem casas que espantam esta paz por não serem dignas de desfrutá-la. É o caso da casa de Nabal! Veja como Davi o saudou: “Longa vida para o senhor! Muita paz para o senhor e sua família! E muita prosperidade para tudo que é teu” (1 Sm. 25:6). Este homem, no entanto, rejeitou esta “paz” e recebeu em troca sua destruição pelo troco hostil com que retribuiu a Davi! Contudo, a família não foi de todo destruída porque nela havia uma mulher da paz, uma mulher sábia, virtuosa e generosa que reconheceu o plano de Deus!
Assim, se queremos desfrutar dos planos de paz que Deus tem a respeito da nossa família, precisamos reconhecer e obedecer às Suas recomendações no Manual do Fabricante, pois quem criou a família foi o Pai Celestial. Então, confira algumas dicas de boa utilização, manutenção e conservação deste “instrumento” harmonioso que é a família: Efésios 5, Colossenses 3, I Pedro 3...
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem tocado dignamente com paz, não só a sua própria família, mas todas as demais ao seu redor?
✅ 2º) UMA FAMÍLIA DIGNA DE PERSEGUIÇÃO - Mateus 10:21,34-36
"O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão... Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família’. (Extraído de Miquéias 7, vale a pena ler todo capítulo!)
Parece até contraditório com as palavras do mesmo Príncipe da Paz que declarou “deixo-vos a paz”! #sqn ! Mas é perfeitamente compreensível esta nova ordem familiar quando lemos que “Garantiu-lhes Jesus: “Com toda a certeza vos asseguro que ninguém há que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou bens, POR CAUSA DE MIM E DO EVANGELHO, que não receba, já no presente, cem vezes mais, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, E COM ELES PERSEGUIÇÕES; mas no mundo futuro, a vida eterna.” (Mc. 10:29,30) Podemos entender que a dignidade da paz em família não está acima da dignidade das perseguições pelo Reino! Primeiro o reino e não “Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai... casar-me... experimentar minha “junta de bois”... avaliar minhas fazendas...” Isto pode até dar a paz que o mundo dá, mas não é fruto da paz que Ele nos deixou!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem priorizado a paz do Reino acima de tudo e todos, ainda que necessário seja, por causa das perseguições do Reino, “secundarizar” até mesmo sua própria família por Ele?
✅ 3º) UMA FAMÍLIA PERSEGUIDA EM PAZ - Mateus 10:37
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. Ou seja, nossa Família, representada por nossas próprias escolhas pessoais e individuais, só será digna da verdadeira PAZ, quando considerarmos o Príncipe da Paz digno de nosso pleno, total e irrestrito amor, amor sacrificial e incondicional, 1º amor!
É o preço do discípulo: “e eles, deixando imediatamente o barco e seu PAI (“DEIXANDO TUDO E TODOS”), o seguiram.” (Mt 4:22)
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem desfrutado da PAZ que excede todo entendimento reservada só para aqueles que não negociam a perseguição pelo Reino em troca do conforto da família e das demais coisas?
❇ Observe a reposta de Jesus:
"Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". (Marcos 3:35) Shalom Família de Deus!
Compartilhei minha 20ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário