sábado, 25 de maio de 2019

21ª SEMANA = “IGREJA: DESCOBRINDO QUEM ELE É PARA SERMOS QUEM DEVEMOS SER”

21ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: DESCOBRINDO QUEM ELE É PARA SERMOS QUEM DEVEMOS SER”


Esta semana, na reflexão da lição do nosso pequeno grupo que se reúne às quintas-feiras, enquanto ainda comentávamos sobre o solo fértil da Parábola do Semeador, tive uma “revelação” de quem somos e de quem Jesus é nesta ilustração (que também foi abordada aqui por duas semanas e ainda sinto que tem tanta riqueza escondida nela para garimpar que não resisti em me reportar novamente), relacionando com a nova série que começamos a estudar nos cultos de domingo baseado no texto bíblico que, “coincidentemente”, volta a ser o mesmo na sequência que estamos lá em Lucas 9, quando Pedro revela quem é Jesus: “Tu és o Cristo, Filho do Deus Vivo!” E quando, em seguida, Jesus também revela quem é Simão: “Tu és Pedro e...”

Aprendemos com esta passagem que só temos a revelação verdadeira de quem somos e para qual propósito quando também temos a verdadeira revelação de quem Jesus é e qual o propósito dele em nós! Posso indicar aqui o link desta mensagem para você acompanhar este enfoque depois com mais detalhes.

Mas, baseados nesta afirmação, quero aqui tomar outro enfoque mais amplo e fazer um exercício de identificar quem somos e quem Jesus é em cada parte do Evangelho que estudamos, extraindo, inclusive, a revelação do propósito pessoal que aquela identificação tem para nossa vida hoje!

Vamos tentar aplicar este exercício ainda na Parábola do Semeado (contada por Mateus 13, Marcos 4 e Lucas 8) em paralelo à esta passagem de Lucas 9:18-20 (também narrada em Mateus 16:13-20 e Marcos 8:27-30) e ainda associar com João 15.

✅ 1º) QUEM ELE É
Ao mesmo tempo que Ele é o “SEMEADOR” que lançou tantas sementes preciosas no nosso coração enquanto ensinava em seus sermões, Ele mesmo é a própria “SEMENTE” que caiu na terra e, morrendo deu muito fruto! Ele é a Semente, porque as sementes da parábola representam a Palavra de Deus e Ele mesmo é a Palavra, o Verbo Vivo, pelo qual todas as coisas foram e são criadas!
Ele é o “CAMINHO” (terra) por meio do qual temos acesso a Deus e no qual o diabo (os pássaros da parábola) não tem acesso livre, só quando permitido! Ele é a “LUZ do Mundo” que nos proporciona a energia para viver! Ele é o “SOL da Justiça” que traz calor e vigor ao nosso crescimento diferente do sol escaldante da parábola que secou a plantinha. Até porque Ele mesmo é a “RAIZ de Davi” e nele estamos arraigados e enraizados firmes e profundamente! Ele é a “ÁGUA Viva” que possibilita nosso coração ter a umidade necessária para regar Sua Palavra em nós! Mas Ele também é a “PEDRA Angular”, a Rocha Inabalável que sustenta sobre Si a Igreja Nele edificada! Ele não é o espinheiro que queria reinar sufocando todos e tudo, Ele é a própria “VIDEIRA Verdadeira” que reina passando sua seiva para que seus ramos sejam frutíferos! Ele é o próprio “FRUTO” que alimenta, o grão moído que se transformou em “PÃO da Vida”, o Pão Vivo que desceu do céu para alimentar a terra! Este é o propósito original da semente, passar por tudo esse processo da semeadura e colheita até seu destino final, ser transformada em fruto que alimenta, sustenta e fortalece o crescimento da vida!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já teve a revelação pessoal de que Jesus é tudo isso para você, para você se tornar o que deve ser?

✅ 2º) QUEM NÓS SOMOS
“...assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” (João 20:21) Se acreditamos nesta afirmação que Jesus fez a nosso respeito, podemos então nos identificar com Ele em muitos dos aspectos citados acima. Por exemplo:
Claro que somos enviados como “SEMEADORES” para lançar a Palavra de Deus e sermos ainda mais “COOPERADORES de Deus” na “LAVOURA” que também fazemos parte, pois somos “OBREIROS” desta “grande SEARA” para a qual recebemos a Grade Comissão de ir e semear! E por termos nas mãos essa “SEMENTE” que muitas vezes levamos pelo “CAMINHO” andando e chorando, recebemos também a ordem de sermos “LUZ do mundo” e “SAL da terra” para voltarmos cantando de alegria com os nossos feixes!
E isto somente é possível porque somos “RAMOS” que estamos ligados à “VIDEIRA Verdadeira” para darmos muitos frutos, sabendo que sem Ele nada disso podemos fazer! Sim, nós mesmos somos o “FRUTO” do penoso trabalho da Sua alma, e quando Ele vê que somos assim, e assim fazemos, Ele fica satisfeito... tanto quanto o ceifeiro próspero se regozija quando recolhe uma farta colheita!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem se identificado com quem realmente você deveria ser por já saber quem Jesus é?

❇ Observe:
“...eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça...” (João 15:16)
Nosso propósito é dar fruto desde a ORIGEM quando nosso Criador nos criou e nos ordenou “sede fecundos, multiplicai-vos”!
Este é também nosso DESTINO: ir e dar fruto, muito fruto... e fruto que permaneça!
Vale aqui mais uma PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem cumprido seu propósito de dar fruto?
Basta saber RESPONDER quem ELE É para você que ELE também te revelará quem VOCÊ É NELE:
🎶 “Sou filho de Deus, sim eu sou! Escolhido, perdoado, eu sou quem dizes que sou!” 🎶

Compartilhei minha 21ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário