sábado, 11 de maio de 2019

19ª SEMANA = “IGREJA: SOLO FÉRTIL QUE DÁ FRUTOS E AINDA SEMEIA A BOA SEMENTE”

19ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: SOLO FÉRTIL QUE DÁ FRUTOS E AINDA SEMEIA A BOA SEMENTE”


Semana passada abordamos os três primeiros solos ruins da Parábola do Semeador, e hoje, com exclusividade, vamos dar todo o espaço para a “terra boa”, o quarto e último solo da nossa ilustração. O semeador não mudou, é o mesmo! A semente não mudou, é a mesma! Mas o que tem variado é o solo.

Vimos o chão duro do caminho que não brota nada nele, lá a Palavra voou... vimos um solo pedregoso com pouca terra que não produz raízes profundas e logo a plantinha murcha e seca, lá a Palavra até germinou, mas logo secou... e vimos uma terra cheia de espinhos que sufocaram a Palavra impedindo que ela desse frutos. Todos estes solos representam corações. Podem ser de pessoas diferentes, ou pode ser uma mesma pessoa em suas fases diferentes de coração, de plantio e de colheita. Você fez sua avaliação para ter seu diagnóstico e constatar que não está sofrendo de esclerocardia?

Então, agora podemos prosseguir para uma boa colheita em uma boa terra, como explica a Palavra de Deus:
“Outra (parte das sementes) ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um".... as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!" (Lucas 8:8,15)


✅ 1º) OLHOS QUE ENXERGAM E PERCEBEM A PALAVRA... SE CONVERTEM
Esta terra boa é diferente do chão duro do caminho, onde a Palavra aparece desapercebida, lá ela passa voando como os passarinhos que a roubaram, mas aqui ela não só é vista com os olhos físicos como é percebida com os olhos do coração e com o conhecimento iluminado pelo fogo do Espírito que faz arder sua chama dentro de nós! Neste solo podemos não só olhar, mas enxergar muito além da letra e ver quando estamos no caminho errado, e perceber que precisamos mudar de rota, fazer uma conversão para a nova direção que a Palavra estiver nos apontando. Como diz o Salmo 34:5 ao declarar que ao “olharmos para ele, somos iluminados; e os nossos rostos não ficam confundidos.” Este tipo de coração não é cego, ele vê! Este tipo de coração não é desapercebido, ele é atentamente perceptível. Este tipo de coração não fica confundido, ele se converte para o seu norte!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA:  Você tem um coração com olhos iluminados para perceber a visão que a Palavra tem para sua vida?

✅ 2º) OUVIDOS QUE OUVEM E ENTENDEM A PALAVRA... SÃO CURADOS
Esta boa terra é diferente do solo pedregoso, onde a Palavra não penetra no profundo deste ouvinte raso e acaba morrendo por tanta superficialidade! Mas aqui neste coração fértil os ouvidos não estão entulhados de cera endurecida cheios de comichões que impedem a entrada da Palavra. Não! Este tipo de coração tem realmente ouvidos que ouvem, ouvem e escutam de tal maneira que conseguem entender as causas das feridas mais profundas, até mesmo nas mais escondidas raízes de amargura apodrecidas lá bem por baixo de tudo! E este coração que já estava quebrantado e amolecido pelas lágrimas dos olhos que regaram a semente quando se converteram ao olharem para dentro de si com os olhos da fé, agora estão com a umidade humilde de quem está pronto para ser curado! Este é um coração saudável que não sofre mais de surdez, pelo contrário, tem ouvidos para ouvir, entender e ser curado!
✳ * PERGUNTA DESAFIADORA:* Você tem um coração sábio que além de bom ouvinte é também um saudável praticante da Palavra?

✅ 3º) CORAÇÃO BOM E GENEROSO QUE RETÊM A PALAVRA...  DÁ FRUTO
Este solo bom e generoso não é como o solo espinhento que sufoca a Palavra a ponto de alfinetá-la com prazeres dolorosos! Este, sim, é um coração que seguiu pelo Caminho certo, olhando firmemente para o Autor e Consumador da sua fé e enxergou na perfeita vontade de Deus revelada em sua Palavra a visão para a qual deveria converter os seu foco, a voz que deveria ouvir e obedecer para ser curado e então, no tempo certo e da maneira correta, dar fruto, muitos frutos, e frutos que permaneçam! Este, sim, é o coração que retêm a semente, que não deixa a Palavra entrar por um ouvido e sair para o outro... que não deixa a Palavra passar voando pelos seus olhos em uma leitura dinâmica de uma vida apática. Este, sim, é um coração verdadeiramente convertido e perfeitamente curado. Um solo que fez a sua parte e que acolheu a parte do semeador facilitando assim a parte da semente, só assim pode ter como resultado o todo que era a parte que dependia de Deus: seu crescimento frutífero e saudável!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem desfrutado desta colheita abundante cumprindo a sua parte e confiando no TodoPoderoso?

❇ Observe: 
O Senhor é quem nos garante a colheita ao afirmar que no início da explicação desta parábola que “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus” (Lucas 8:10). Então podemos e devemos crer que esta é a profecia que vai se cumprir em nossas vidas por sermos os bem-aventurados quando olhamos e vemos, ouvimos e escutamos, percebemos e entendemos, nos convertemos e somos por Ele curados! E ao finalizar a explicação Jesus se reporta a outra profecia que se cumpre nos outros solos ruins e que não podemos e nem devemos aceitar que se aplique a nós, por isso a revertemos para o nosso bom coração, dizendo:

“E (EM NÓS) neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo (NÃO) está endurecido, E ouviram de mau (BOM) grado com seus ouvidos, E fecharam (ABRIRAM) seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mateus 13:14-16)

Compartilhei minha 19ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário