17ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: ENSINE, PREGUE, CURE e ORE pastoreando no rebanho e cooperando na lavoura do Senhor”
Tendo encerrado o Sermão do Monte na semana passada, pulei alguns acontecimentos já compartilhados nas semanas de 2018, e então o próximo trecho dos Evangelhos a ser estudado estava assim intitulado na minha Bíblia: “Poucos São os Trabalhadores”
É um trecho muito oportuno por dois motivos. Primeiro porque nesta próxima quarta-feira é o Dia do Trabalhador, 1º de Maio!!
Segundo porque o conteúdo desta passagem bem se encaixa também como uma bela introdução ao tema da nova Série de Lições que estarão sendo ministradas a partir desta semana em nossos “PG´s” (Pequenos Grupos) que, inclusive, será baseado na Parábola do Semeador, a qual, também “coincidentemente” calha em ser o próximo texto na sequência da 18ª Semana, sábado que vem!
Tudo muito relacionado! E isso é muito bom! Identifico isso como o “plano de aula” do Mestre Jesus, como Ele estrategicamente programa nosso Ano Letivo todo sincronizado com várias atividades lúdicas e pedagógicas do nosso dia a dia.
Eis o texto do Livro Didático em Mateus 9:35 a 38 para seguirmos o exemplo e “copiarmos” a lição no nosso “caderno de exercícios”:
“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos:
"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".
✅ 1º) O NOSSO TRABALHO COMO DE JESUS COM O POVO NAS CIDADES
Basicamente o “trabalho” de Jesus com o povoado era: ENSINAR; PREGAR E CURAR. O tríplice ministério de Jesus que, igualmente, devemos imitar, “ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças”!
Estas 3 ações aparecem juntas várias vezes nas páginas dos Evangelhos e deveriam, da mesma forma, aparecer diariamente nas “páginas” das nossas vidas como atribuições básicas do nosso “trabalho” no Reino de Deus! Inclusive, são elas as tarefas que nos foram delegadas quando Jesus nos comissionou a dar continuidade ao Seu ministério antes de voltar ao Pai!
Eis-me aqui, Senhor, enviada a ensinar e pregar Tua Palavra que cura em meio ao Teu povo!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem cumprido este trabalho de ENSINAR, PREGAR E CURAR no meio do seu povo como fez Jesus?
✅ 2º) O NOSSO TRABALHO COMO DE PASTOR COM AS OVELHAS NO REBANHO
Depois, Jesus usa figuras de linguagem para ilustrar os nossos campos de trabalho. No 1º ponto ficou generalizado como “o povo”!
Neste 2º ponto, ele usa a figura da OVELHA e do PASTOR em “pastos verdejantes” com o rebanho. E a lição que Ele me deixou como exemplo a seguir é sua motivação: “teve compaixão delas”!! Este é nosso Bom Pastor! Que nosso pastoreio também seja com este mesmo sentimento de “compaixão” pelas ovelhinhas da nossa casa, do nosso trabalho, da nossa escola, da nossa igreja... todos estes são campos cheios de ovelhas “aflitas e desamparadas” porque não há trabalhadores suficientes no ramo de “pastoreio” de vidas aflitas e desamparadas! É um trabalho duro, difícil, muitas vezes mal compreendido! Que movidos por esta ardente compaixão, possamos ensinar estas ovelhas o caminho para não se desgarrarem, curando suas feridas e alimentando-as com a pregação do Evangelho junto às águas tranquilas da Palavra de Deus! Eis-me aqui, Senhor, enviada a pastorear ovelhas do Teu rebanho!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem cuidado dos aflitos e desamparados que estão à procura de um bom e compassivo pastor?
✅ 3º) O NOSSO TRABALHO COMO DE SEMEADORES COM A SEARA NOS CAMPOS
E agora, neste 3º ponto, o cenário é de um campo branco e muito grande, pronto para a ceifa! Há muito trabalho para ser feito: preparar a terra, semear, cultivar e colher como o próprio Senhor Jesus comentou “Um SEMEIA, e outro colhe. Eu os enviei para COLHEREM o que vocês não CULTIVARAM. Outros REALIZARAM o trabalho árduo, e vocês vieram a USUFRUIR do trabalho deles". (João 4:37,38) Isto também nos faz lembrar as palavras de Paulo “Eu PLANTEI, Apolo REGOU; mas Deus deu o crescimento...Ora, o que planta e o que rega são um; MAS CADA UM RECEBERÁ O SEU GALARDÃO SEGUNDO O SEU TRABALHO. Porque NÓS SOMOS COOPERADORES DE DEUS; VÓS SOIS LAVOURA DE DEUS” (1 Coríntios 3:6-9) Estas analogias indicam como cada um tem sua parte como “cooperadores de Deus nas Suas “lavouras”! Um planta semeando a Palavra, outro rega com as lágrimas das Orações em favor do crescimento que só Deus pode dar... e ainda tem os outros que vem e colhem os frutos. Mas na verdade devemos estar tanto prontos para “realizar” o árduo trabalho, como também “usufruir” dos galardões que cada trabalhador receberá da parte de Deus!
Eis-me aqui, Senhor, enviada a semear a boa semente, cultivar a boa terra e colher os bons frutos da Tua Seara!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem cooperado como um bom semeador no árduo trabalho de agilizar a Grande Colheita Final?
❇ Observe:
Há mais um trabalho que devemos executar além de ENSINAR, PREGAR E CURAR pastoreando no rebanho e cooperando na lavoura! Devemos “rogar ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Portanto ide, eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.” (Lucas 10:2,3) Como trigo no meio do joio! “Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim!” (Isaías 6:8)
Compartilhei minha 17ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário