16ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: Uma Casa Firmada sobre a Rocha que aprende o que ouve com o Mestre e pratica o que obedece ao Senhor”
Com a porção da Palavra de hoje, encerraremos o Sermão do Monte e igualmente chegaremos a mesma conclusão do último verso deste capítulo: “Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” (Mateus 7:28,29)
Reconhecemos, agora mais do que antes, que Jesus é o Mestre dos mestres, seus ensinamentos vem com autoridade porque Ele também é Senhor dos senhores!
Então se Ele é nosso MESTRE temos que APRENDER dele... se Ele é nosso SENHOR temos também que obedecer PRATICANDO o que aprendemos! Não basta então só OUVIR o MESTRE... é necessário OBEDECER o SENHOR!
Este mesmo texto abordado por Mateus, começa em Lucas assim: "Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6:46) E com esta pergunta retórica, ele mesmo responde começando a contar a parábola que queremos tratar hoje:
“Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.
É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha.
Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.
Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa".
Vamos analisar as duas figuras, como se fosse aquele JOGO DOS 7 ERROS, e descobrir o que está igual e o que está diferente:
✅ 1º) O HOMEM – PRUDENTE OU INSENSATO
Nos 2 casos, o personagem é um homem, um construtor! Ambos tinham a mesma responsabilidade de construir uma casa!
Digamos que AMBOS OUVIRAM do Senhor a MESMA ORDEM de edificar suas vidas, como servos obedientes assim o fizeram!
Mas... digamos que AMBOS PRATICARAM a MESMA OBRA mas de MODO DIFERENTE!
Porque o homem prudente aprendeu o modo correto de praticar a ordem do Senhor na obra conforme a maneira que o Mestre ensinou.
Já o homem insensato, ainda que obedecendo, NÃO praticou a ordem do Senhor na obra conforme a maneira que o Mestre ensinou!
Um foi diligente e o outro negligente! Um foi cuidadoso e o outro preguiçoso! Ambos fizeram, mas um fez bem... o outro fez mal!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem sido apenas um OUVINTE NÉSCIO do Senhor ou um SÁBIO PRATICANTE do Mestre?
✅ 2º) A CONSTRUÇÃO – BEM OU MAL
Nos 2 casos a construção é uma casa que, bem ou mal, foi edificada. Contudo é justamente este bem ou mal que faz toda a diferença neste “jogo de erros”. Repare que no 1º caso ela “estava BEM construída”! Sem querer acrescentar nada à palavra, bem que poderíamos subentender que no 1º caso ele “cavou (BEM) fundo”! Não era uma edificação superficial, mas tinha profundidade!
E sem ainda querer acrescentar novamente, mas bem que poderíamos subentender que no 1º caso ele “colocou (BONS) alicerces”! Não era uma edificação sem bases, tinha fundamentos sólidos, BONS e BEM profundos! De certo, esta construção deve ter dado mais trabalho, levado mais tempo e até custado mais caro... mas vamos ver a seguir que certamente tudo isso a MAIS valeu a pena!!
Já no 2º caso, nada a acrescentar, nem sequer precisou dizer que foi MAL construída, deve ter sido tão rápida, tão fácil e tão barata que tão rápido e fácil a pobre construção foi “acabada”! Diferente do BEM da 1ª, esta 2ª foi SEM alicerces, SEM firmeza de rocha porque foi construída na areia, provavelmente SEM muito tempo, SEM muito custo, SEM muito BEM ... foi MAL e acabou MAL...
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem construído BEM o que o Senhor mandou ou tem MAL feito SEM a BOA instrução do Mestre?
✅ 3º) AS CAUSAS IGUAIS COM EFEITOS DIFERENTES – CONSTRUÇÃO INABALÁVEL OU DESTRUIÇÃO COMPLETA
Nos 2 casos sobrevieram as mesmas intempéries. Sobre ambas as casas “caiu a chuva (de cima- Deus permite), transbordaram os rios (de baixo – Satanás ataca) e sopraram os ventos (dos lados – as pessoas avançam)”... ambas sofreram “inundação e torrente”!
Ou seja, ninguém escapa da prova... ninguém está isento de problemas... As causas são as mesmas, só mesmo muda de endereço como dizem... de fato, um endereço se localiza sobre o Caminho da Palavra, bem no Centro da Vontade de Deus... e o outro no atalho de areia, bem na periferia da plano de Deus! Mas as adversidades conseguem chegar em todo lugar.
A diferença está nos efeitos: no 1º caso, tudo que sobreveio à casa do sábio construtor nem sequer a conseguiu abalar, ficou firme!
Já no 2º caso a casa não só “caiu, (mas) a sua destruição foi completa". Conseguiu lembrar da história dos 3 porquinhos? Por aí!!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem permanecido firme e forte sobre a prática da Palavra do Senhor como aprendeu do Mestre? Ou qualquer vento de doutrina e tempestades da vida tem facilmente derrubado suas estruturas espirituais causando mal efeito?
❇ Observe:
Estamos na semana em que, nesta quinta-feira, relembramos uma grande lição de humildade e serviço do nosso Senhor e Mestre quando lavou os pés dos seus discípulos dizendo: “Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês FAÇAM COMO LHES FIZ.” (João 13:13-15) O Senhor diz FAÇAM e o Mestre ensina COMO FAZER pelo exemplo, assim, nós ouvimos o Senhor como servos que constroem e praticamos COMO discípulos que aprendem pelo exemplo do Mestre!
Compartilhei minha 16ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário