15ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: Da ORIGEM pela PORTA prosseguindo pelo CAMINHO... até o DESTINO com os FRUTOS da VIDA ETERNA”
Se você tem acompanhado comigo o Sermão do Monte pelo Evangelho de Mateus já por 10 semanas, vai notar que hoje pularei o trecho que trata sobre “Oração”, mas voltarei nele quando abordar, pela sequência de Lucas, novamente a Oração do Pai Nosso, que também passou sem os devidos comentários na 11ª semana. Então seguindo pelo capítulo 7 de Mateus retomaremos do verso 13 até o 23, os quais abordam a ilustração das 2 Portas (larga e estreita), dos 2 Caminhos (amplo e apertado), das 2 Árvores (Espinheiro/Ervas Daninhas e Figueira/Videira) com seus 2 frutos (ruins e bons), os 2 tipos de pessoas (ovelhas e lobos).
Esta passagem ilustra muito oportunamente o nosso tema do ano como identifiquei no subtítulo, iniciando com a ORIGEM ao entrar pela PORTA... seguindo nossa jornada pelo CAMINHO... rumo ao nosso DESTINO com os FRUTOS da VIDA ETERNA!
✅ 1º) A PORTA – A ORIGEM
As 2 portas nesta passagem representam as 2 opções de entradas para os 2 caminhos diferentes para 2 destinos a escolher!
Deus, na Sua sábia soberania, preferiu oferecer as 2 únicas opções de eternidade para cada um ser responsável pela própria decisão!
Como sabemos, já lá com nossos primeiros pais foi assim. Deus criou o ser humano com o poder de decisão e o dotou de capacidade para escolher, isto faz dele um Deus Justo e Bondoso que não pode ser acusado de Ditador nem Tirano, e faz de nós pessoas livres que não podem ser igualadas a robôs. Portanto, ainda que Deus coloque diante de nós a bênção e a maldição, a vida ou a morte, ou seja, a porta larga e fácil de a maioria entrar bem como a porta estreita e difícil que só uma minoria tem conseguido entrar... Deus ainda aconselha a vida e a bênção, a obediência e a sujeição à Sua vontade. No entanto, assim como em outro sentido, ele delicadamente bate a porta do nosso coração esperando a nossa abertura para entrar sem invadir, assim também Ele coloca diante de nós a porta do bem e a porta do mal, mas quem dá o primeiro passo decisivo para começar a jornada no caminho somos nós!
Lembrando que em João 10:7,9 Jesus afirma: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á...” Por isso eu também quero afirmar aqui com toda certeza: JESUS é a saída! JESUS é a PORTA de entrada para a salvação! Eu entrei e “tô dentro” já do Caminho!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: E você, já tomou a decisão certa ainda que seja a mais estreita, já escolheu entrar pela Porta e se abrir para Jesus saindo da perdição e começando seguir a jornada com destino rumo à salvação da vida eterna com Deus?
✅ 2º) O CAMINHO – O MEIO
Então vamos prosseguir pelo Caminho agora, crendo que já demos entrada pela porta certa por meio da decisão de seguir a Jesus!
Sim, porque em João 14:6, Jesus também declara que Ele é o Caminho que leva ao Pai. Quando no primeiro século os apóstolos de Jesus começaram a fazer parte da Igreja Primitiva, esta “nova religião” não era chamada de cristianismo, nem de evangélicos como é hoje, era chamado de O Caminho (Atos 9:2; 19:23; 22:4; 24:22...). Esta é uma 2ª etapa do Plano de Salvação, a porta de entrada é só o começo, não significa que entrou pela porta acabou! Não! Para se alcançar o destino tem todo um Caminho, que ainda pode ser longo e certamente apertado, por meio do qual seremos como árvores plantadas junto a ribeiros de águas para produzirmos muitos frutos, porque por estes frutos bons seremos conhecidos e distinguidos como ramos da Videira Verdadeira dentre os frutos ruins dos espinheiros e abrolhos! Neste caminho também seguiremos juntos com o Rebanho de ovelhas do Bom Pastor Jesus que sempre estará por perto para nos livrar dos lobos, os falsos profetas vestidos de ovelhas! É... o perseverar neste caminho não é fácil não!! Tem lobos, tem espinhos, tem aperto, tem desvios e atalhos, mas tem JESUS, se o seguirmos olhando firmemente para Ele como o Autor e Consumador da nossa fé combateremos estes percalços, completaremos a carreira e guardaremos a nossa fé até o fim, quando então chegaremos ao nosso bom DESTINO, sãos e salvos, agora adentrando finalmente pelos Portais Eternos da Glória!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem percorrido este bom e reto Caminho com perseverança e vigilância produzindo bons frutos?
✅ 3º) A VIDA ETERNA - O DESTINO
Ufa!! Não vejo a hora de chegar lá no meu DESTINO CELESTIAL!! Tá perto... tá chegando... o tempo aqui na terra é muito curto, estamos mesmo de passagem... estou certa que lá será tudo tão lindo e maravilhoso que qualquer aperto e dificuldade que estamos passando agora, ainda durante o caminho, devem ser tidos como leves e momentâneas tribulações que não se comparam com a glória do porvir, porque nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, para aqueles que escolheram por entrar pela PORTA que Ele mesmo nos abriu dando-nos acesso a Ele pelo novo e vivo CAMINHO que é JESUS!! Tudo isso para nos levar novamente ao seu plano de ORIGEM, que era a comunhão perfeita e santa conosco, interrompida por um “desvio de rota”, por uma decisão mal escolhida, mas restaurada e recuperada por aquele que é O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, ninguém vai ao Pai se não por Ele, JESUS! (João 14:6)
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem se consolado e se fortalecido com esta promessa motivadora do nosso alvo, nosso DESTINO?
❇ Observe em qual destas 3 etapas você está? Já seu o primeiro passo entrando pela PORTA por meio da conversão à Cristo? Conversão é mudança de sentido, ou seja, sair do caminho amplo para o estreito, se virar da porta larga para a estreita. Feito esta escolha, não podemos ficar estacionados no meio do Caminho! Caminho dá ideia de movimento... caminhada... até chegar ao final, desfecho que na verdade dará início a linha de chagada da vida sem fim! Lá então provaremos o quanto valeu a pena passar pela PORTA, prosseguir perseverante pelo CAMINHO e alcançar a salvação eterna, a redenção final, nosso definitivo DESTINO ORIGINAL!
Compartilhei minha 15ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário