13ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: BUSCAI EM 1º LUGAR O REINO DE DEUS E AS DEMAIS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS!"
O trecho bíblico que está em destaque hoje ficou como um sanduiche entre o da semana passada, porque em Mateus ele vem depois, mas em Lucas ele vem antes. O fato é que o contexto da semana passada tem íntima relação com o desta semana.
E se afirmei que o da semana passada trazia uma escolha decisiva para o nosso estilo de vida, agora eu diria que o desta semana traz um posicionamento fundamental para vivermos este estilo de vida como cidadãos do Reino de Deus!
Na verdade, já ouvi alguém afirmar que se perdermos a Bíblia inteira mas guardarmos o Sermão do Monte retivemos a essência!
Se você tem prazer nestes estudos bíblicos e se deleita em examinar as Escrituras, confira o conteúdo de Mateus 6:25 a 34 e de Lucas 12:22 a 34 - porque para poupar espaço aqui eu só vou transcrever o verso chave:
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.”
✅ 1º) PREOCUPAÇÃO - “Buscai”
Examinando cuidadosamente esta porção da Palavra de Deus, eu encontrei, nestes poucos 10 versículos, 6 vezes a palavra “preocupação” em suas variantes! Só podia ser 6, número do homem, porque preocupar-se é coisa própria da espécie! Como bem Jesus nos mandou observar que aves e flores não estão nem aí com preocupações humanas e, ainda assim o Pai as sustenta e veste! E mesmo que esta palavra e esta atitude seja tão comum no nosso cotidiano, é lendo as definições do dicionário que percebemos o quanto esta tal da “preocupação” é preocupante para a saúde do nosso estilo de vida!! Achei muito curioso a relação que “preocupação” tem com outras palavras, repare no grifo: primeira impressão; ideia fixa e antecipada (que perturba o espírito); atenção dirigida exclusivamente a...; pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro. Percebe a concorrência com o 1º Lugar do Único e Exclusivo Senhor que deve dominar antes e sobre tudo e todos? Então, se na semana passada o “DINHEIRO” era a coisa que competia com Deus, nesta semana a “PREOCUPAÇÃO” é o sentimento que literalmente quer ocupar previamente o lugar que não lhe é devido! Por isso ela foi tão rebatida e contestada pelo Senhor Jesus aqui e pelo Apóstolo Paulo em I Co 7:32 “Quero que estejam livres de preocupações”
✳PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem buscado ansiosamente coisas e/ou pessoas a ponto da preocupação te dominar e perturbar?
✅ 2º) IMPORTÂNCIA - “Primeiro”
Em contrapartida, enquanto a preocupação busca (pre) ocupar o antes e o sobre, o Senhor refuta as 6 oposições à preocupação, com 5 contestações sobre “importância e valores”. Confira o grifo novamente: “Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Não têm vocês muito mais valor do que as aves? ...não vestirá muito mais a vocês (que os lírios)? Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus...”
Por isso a íntima relação com o ensinamento da semana passada, a ênfase está na primazia, na preeminência, na importância e valor que estamos dando para as coisas (no caso: comida e roupa), ao invés de atribuirmos nossa mais importante preocupação ao Reino de Deus! Ele é o Único Digno de receber esta honra e glória, lugar de prioridade máxima, valor inigualável, importância suprema!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já (pre) ocupou o lugar de mais alta estima no topo da sua escala de valores com o Deus Soberano?
✅ 3º) COISAS DA TERRA E DO CÉU - “o reino de Deus, e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas.”
Enfim, o trecho é recheado de contraste entre o que é da terra (não só os lírios do campo) e o que é do céu (não só as aves do céu), mas as coisas da terra como comida, bebida e roupa para o corpo em paralelo às do Reino de Deus que é justiça, paz e alegria no espírito! Lembrou do versículo? “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17) E justiça, paz e alegria é bem melhor que preocupação!! E ainda além de buscarmos este Reino em 1º lugar que já foi do agrado do Pai nos confiar, ainda Ele nos acrescenta todas aquelas demais coisas... porque “Deus sabe que nós precisamos delas”!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: A sua preocupação está em buscar o Reino de Deus ou as “coisas desta terra”?
❇ Observe:
Novamente nos deparamos aqui com uma decisão que precisamos tomar diante de duas opções que exigem apenas uma escolha!
Se escolhermos a preocupação ganharemos junto muita dor de cabeça e não conseguiremos sequer acrescentar um côvado à nossa estatura. No entanto, se escolhermos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, teremos não só o que necessitamos como o que Deus também deseja e viveremos desfrutando o bem de cada dia!
Compartilhei minha 13ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário