sábado, 23 de março de 2019

12ª SEMANA = “IGREJA: SERVA AMÁVEL E DEDICADA A UM SÓ SENHOR, PAI DAS LUZES, DEUS BONDOSO, TESOURO CELESTIAL!”

12ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“IGREJA: SERVA AMÁVEL E DEDICADA A UM SÓ SENHOR, PAI DAS LUZES, DEUS BONDOSO, TESOURO CELESTIAL!”

Hoje chegamos num trecho do Sermão do Monte que é decisivo! Para mim é uma das escolhas mais significativas que cada um de nós precisa enfrentar com a responsabilidade de se posicionar colocando também todas as “coisas” no seu devido lugar!
Trata-se da decisão de escolher entre 2 senhores, entre 2 tesouros, entre 2 estilos de vida apresentados em Mateus 6:19-24.
Vou copiar os 5 versos na íntegra aqui e em seguida faremos as comparações entre as 2 opções de cada decisão a ser escolhida:

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a DEUS e ao DINHEIRO".

✅ 1º) Servir a DEUS ou ao DINHEIRO
A decisão entre esta primeira opção oferecida na última frase, não reflete somente nas outras 4 decisões do mesmo texto base, mas ela é o fundamento do qual dependerá TODAS as outras demais decisões do contexto total da nossa vida. De acordo com a nossa resposta aqui sobre quem deve ocupar o trono do senhorio da nossa vida, serão desencadeadas todas as consequências decorrentes das demais escolhas e decisões ao longo de nossa jornada, não só hoje na terra, mas principalmente na eternidade porvir.
Em nenhum outro lugar do Evangelho é apresentado outro “páreo” que concorra ao posto de deus idolatrado se não aqui com o “deus Mamon” representando o poder do dinheiro! Aliás, tudo para o qual atribuímos poder, valor, importância, domínio, influência, glória, autoridade e coisas do tipo, acabam subindo em um pedestal de prioridades que jamais deveriam usurpar a primazia do único Deus Soberano e Absoluto, Senhor dos senhores, o Grande Deus, o “Eu Sou”, o Jeová, Criador e Mantenedor de tudo e de todos!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem permitido que outras coisas e/ou pessoas ocupem o 1º e Único Lugar de Deus em sua vida?

✅ 2º) Acumular tesouros no CÉU ou na TERRA
“Tesouro” é outra qualidade para o que é precioso e de muito apreço, portanto necessário ser bem guardado, quase escondido! Um depósito de riquezas que acumulamos como um patrimônio de bens valiosos! Mas em se tratando de escolher entre tesouros no céu ou na terra, alguns fatores de risco analisados em qualquer investimento devem também ser levados em conta nesta opção:
Qual dos dois tem mais risco de mudanças? Qual oferece mais lucro? Qual tem prazo maior para os rendimentos? Qual sistema operacional tem mais credibilidade? Qual apresenta maior potencial em ativos? Qual deles tem mais tempo e espaço em alta no ranking dos investimentos? E por mais que eu não entenda a dinâmica da economia aqui debaixo, eu tenho por convicção de que o céu não está em crise e sua extensão garante uma estabilidade a perder de vista! Por que enterrar tesouro onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões arrombam e furtam se eu posso entesourar para a eternidade um futuro celestial zilionário sem perdas?
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já escolheu encher seu tesouro com o que literalmente está em alta no mercado de ações celestial?

✅ 3º) Olhos BONS e corpo ILUMINADO ou MAUS em TREVAS
A esta altura do duelo, dá pra compreender porque o assunto mudou para os olhos!! Afinal “dinheiro e tesouro” é mesmo coisa de brilhar os olhos!! No entanto, podemos perceber esta conexão se entendermos que os olhos são a porta do coração, por onde a Luz do nosso verdadeiro Senhor penetra e percorre o caminho até alcançar o nosso coração onde guardamos nossos tesouros e de onde procedem as saídas para todo o nosso corpo, o qual aqui pode simbolizar o conjunto de todas as áreas da nossa vida!
Portanto, com nossos 2 olhos captamos a visão dos 2 senhores para dentro do nosso “coração”, a sede da nossa mente, vontade e emoções. E é ali que daremos o lugar para o Rei assentar no nosso trono e administrar nosso tesouro. Se for o Pai das Luzes, certamente Ele iluminará com bondade toda nossa existência, já se for o amor ao dinheiro, será a raiz tenebrosa de todos os males!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Olhando por esta iluminada comparação, você tem enriquecido seu coração com bons olhos que trazem luz a todo seu corpo?

✅ 4º) ODIAR com DESPREZO ou DEDICAR-SE com AMOR
E por fim, esta decisão na verdade é o objetivo que cada um dos “candidatos” pretende alcançar: o nosso amor dedicado e devoto!
Após, então, passar por toda esta avaliação, examinado criteriosamente as propostas e vantagens de cada lado, não deveria nem sequer existir qualquer dúvida ou dificuldade na escolha por uma decisão convicta e absoluta por dedicar todo nosso amor a Deus, o Senhor, e desfrutar de tudo que decorre da sua rica provisão celestial cheia de bondade e luz, rejeitando o mal tenebroso do “$”!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem amado e se dedicado única e exclusivamente ao Senhor Deus de todo o seu coração?

❇ Observe as 2 colunas da figura ilustrativa e escolha também virar as costas para o que deve ficar para trás e se posicione para frente com seus olhos para o que é direito, para o que é celestial, bom e eterno, na Luz e no Amor de Deus, Único Senhor!

Compartilhei minha 12ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário