11ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: UMA SECRETA E BRILHANTE OBREIRA DE JUSTIÇA COM UM DIVINO DESTINO RECOMPENSADOR”
Ainda não descemos do Monte... continuamos ouvindo o Sermão de Jesus a respeito da atualização dos mandamentos!
Esta já é a 4ª semana que esta revisão das leis de Moisés está mesclando “justiça & amor”; “graça & verdade”; “ordem & obediência”!
São preceitos que envolvem sempre 3 pessoas: “Eu -> TU -> Ele” ... ou se preferir: “Nós (eu e você) -> Vós (Deus Trino) -> Eles (os outros, quer sejam os nossos próximos ou nossos inimigos).
E hoje igualmente este trio estará bem presente em três “obras de justiça” que serão ensinadas pelo maior Mestre da Lei em 3 estrofes muito semelhantes, elas chegam quase a rimar nos 18 primeiros versos do capítulo 6 de Mateus. Vamos aprender:
TEXTO BASE: "Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ (1º) diante dos outros para serem vistos por ELES (2º). Se fizerem isso (3º), VOCÊS não terão nenhuma recompensa do PAI celestial. (4º)” (Mateus 6:1)
✅ 1º) O QUE DEVE SER FEITO
Nestes 18 versos, o Senhor vai abordar 3 práticas cristãs, ou seja, 3 disciplinas espirituais que todos nós devemos observar regularmente:
V: 02 = Ajudar aos necessitados, ou seja, “dar esmolas”, dar e doar aos OUTROS, de preferência em ação assistencial aos pobres
V: 05 = Orar, ou seja, falar com o PAI CELESTIAL! É neste trecho que Jesus ensina a oração do Pai Nosso (estudo para outra ocasião...)
V: 16 = Jejuar, ou seja, abstinência parcial ou total de alimentos por um período, no nosso caso, com propósitos espirituais para SI
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem feito pelo menos essas 3 “obras de justiça” com frequência na prática de sua vida cristã?
✅ 2º) PARA QUE OU PORQUE DEVE SER FEITO
Na 2ª parte do texto base, o Senhor Jesus adverte para que estas “obras de justiça” NÃO sejam feitas “para sermos vistos por outros”!
Isto não contradiz Mateus 6:16 onde a recomendação é “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que VEJAM AS SUAS BOAS OBRAS e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Note que não diz PARA QUE “vejam vocês”, isto é, não é para os “obreiros serem vistos, e sim as obras, “as boas obras”, as “obras de justiça”, não importando quem faz, mas o que se faz! Também não é PARA sermos glorificados pelos homens ao verem nossas boas obras, mas PARA QUE glorifiquem ao PAI, não aos filhos!!
E ainda que não devamos fazer para receber recompensas, muito menos reconhecimentos humanos, podemos confiar na promessa do Pai Celestial que, se fizermos o que se deve fazer, com a motivação com que se deve fazer, seremos divinamente galardoados!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem esperado ser visto, reconhecido e recompensado pelos homens ou por Deus ao fazer o bem?
✅ 3º) COMO DEVE SER FEITO
Se for resumir a resposta em uma única palavra seria: SECRETAMENTE! Valeria também optar pelo ANONIMATO, como queira.
Uma ação tão discreta que nem mesmo a mão esquerda ficaria sabendo o que a direita fez! Mas o Pai secretamente saberia!
Um gesto praticado tão na intimidade do interior do próprio quarto a portas trancadas que só mesmo o Pai lá do alto enxergaria!
Um ato tão silencioso que aparentemente nem se percebe se não olhar com as lentes espirituais de quem vê o coração no oculto!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você toca trombetas para anunciar a todos suas obras de justiça ou tem feito só como para o Senhor?
✅ 4º) DE QUEM PARA QUEM DEVE SER FEITO
Bem, destacamos que as ESMOLAS são para os OUTROS (ELES); a ORAÇÃO é para o PAI (TU); e o JEJUM é para MIM (EU, carne)...
Porém, tudo que eu faço, é DELE, POR ELE E PARA ELE (DEUS), por isso que a glória é para ELE, ora pois!
O que eu tenho pra dar aos outros recebi DELE, então é DELE, e ao doar está voltando para ELE!
As minhas orações não é para os outros ouvirem, obviamente, a oração é DELE, é para ELE, e só pode ser feita também por meio DELE!!
E mesmo inclusive o meu jejum, é justamente uma maneira de até eu mesma me anular, me renegar por ELE e para ELE porque sou DELE!!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem focado a atenção em quem e para quem quando brilha em boas obras, no EU, no TU ou no ELES?
❇ Observe:
1º) Nas 3 estrofes vimos então presente os 3 personagens: Eu (e você), TU (o Pai Celestial) e Eles (os outros)
2º) Nas 3 estrofes a mesma promessa: “E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará" , quando não optarem pela recompensa daqui!
3º) Nas 3 estrofes o “modus operandi” era o mesmo: discreto, oculto, secreto, silencioso, sem chamar a atenção para si mesmo!
4º) Nas 3 estrofes a lição a ser aprendida e aplicada está evidente em cada verso: DELE, POR ELE E PARA ELE SÃO (feitas) TODAS AS COISAS... A GLÓRIA POIS É PARA ELE ETERNAMENTE, AMÉM! (Romanos 11:36)
Mas, igualmente, nas 3 estrofes é mencionado um personagem não discreto, mas fingido, não oculto, mas encoberto, não secreto, mas exageradamente exibido, não silencioso, mas gritante: o HIPÓCRITA! Do original grego = hupokritḗs, ou “ator de teatro”, assim chamado naquela época! Assim comparados por Jesus, os hipócritas da sinagoga como os atores do teatro, naturalmente faziam todas as coisas para serem vistos e aplaudidos pelos homens que pagavam-lhes a mísera recompensa pública ao fim de cada show!
Por isso que Jesus conclui com esta recomendação: “Não sejam iguais a eles” (Mateus 6:8)
Compartilhei minha 11ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário