25ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: AQUELA QUE ENCONTROU DE GRAÇA A TROCA DO QUE NUNCA PODERIA COMPRAR”
Em nossa sequência pelo capítulo 13 do Evangelho de Mateus temos novamente uma dobradinha em dose dupla onde mais duas parábolas foram contadas juntas, também porque abordam um mesmo princípio, agora não mais de crescimento do Reino dos Céus como vimos na semana passada, mas do valor que ele representa.
E aproveitando que nesta semana fiz até propaganda do Dia do Revendedor por trabalhar com o comércio, em compra e venda... hoje aqui o “produto” continua sendo o Reino dos Céus e como Jesus, quero tratar dos “negócios” do meu Pai, “revendendo” o que “vendi” para “comprar” em “troca” de uma “doação”... Ã? Como assim? Vamos lá compreender melhor este “negócio”. Porém, antes de tentar explicar, peço que você troque os $$ do seu olhar pelas lentes dos valores eternos!
As Parábolas são estas em Mateus 13:44-46:
"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.
"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou".
✅ 1º) OFERTA & PROCURA
De acordo com o texto, o que está sendo “procurado” não está em “Oferta”! Estamos falando em “tesouro escondido” e de “pérola de grande valor”, ou seja, joias raras e caras não disponíveis no mercado popular como carne de vaca a preço de banana! Não! Mas tanto o tesouro como para a pérola, foram achados por alguém muito interessado que encontrou o que procurava! Isto nos mostra que a demanda pelo Reino dos Céus não é grande, provavelmente por não estar nas bancas de oferta, pelo contrário, ele está escondido ou muito bem reservado apenas para aqueles que pedem e recebem, que buscam e encontram, quem batem e se lhes abrem! Lembrando que o comércio de réplicas e falsificações é crime, e até neste segmento existem imitações baratas. No entanto, o legítimo e verdadeiro ainda está “à venda”... ele ainda pode ser “encontrado”, de repente, até por aqueles que nem sequer perguntam dele, ou ignoram a sua existência e valor! Por isso, eis-me aqui, enviada para oferecer uma propaganda em promoção dos últimos dias de exposição deste tesouro ou até o fim do “estoque” de pérolas que ainda restam! “...eis aqui AGORA o tempo aceitável, eis aqui AGORA o dia da salvação.” (II Co.6:2) Aceite esta minha oferta de Salvação e encontre o que procura!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você ainda está à procura de SALVAÇÃO ou já encontrou tudo o que procurava no Reino dos Céus?
✅ 2º) COMPRA & VENDA
Permita-me corrigir a ordem popular de Compra & Venda pela ordem divina de Venda & Compra! Repare no texto que para “comprar”, eles tiveram que “vender” o que tinham! Este princípio está inserido em muitos outros ensinamentos de Jesus, tipo: “Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mateus 10:39) Em outras palavras, precisamos abrir mão de algo precioso para nós para poder obter algo ainda muito maior. Paulo entendeu isto e assim fez quando declarou: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo” (Filipenses 3:7,8) Por isso logo mais adiante ele pôde ainda dar a dica: “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo” (v:17) Já o jovem rico não atendeu a mesma dica, nem mesmo vindo do próprio Senhor Jesus: “Venda tudo o que você possui... e você terá um tesouro nos céus...” (Lc. 18:22) Jesus mesmo fez isso, esvaziou-se da Sua glória para pagar o preço do nosso resgate e da aquisição das nossas vidas, para Ele certamente muito preciosa!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: E você, está disposto a “vender” todo seu pouco para “comprar” o muito de tudo que Jesus lhe oferece?
✅ 3º) TROCAR & DOAR
Diante de toda esta grande “oferta” por algo assim tão precioso, podemos pensar que não temos nada valioso à altura para “vender” que dê para “procurar” e “comprar” este tesouro tão raro e caro! É aí que entra a chamada Boas Novas da Salvação! Nós “compramos” de graça, sim pela GRAÇA pagando o preço de simplesmente entregar o que era nosso em troca do que Jesus nos doou quando fomos comprados por alto preço às custas da Sua própria vida, vida que Ele perdeu para nos ganhar! Sim, Ele “deu” Seu melhor em “troca” do nosso pior! Ele trocou nosso velho e sujo coração colocando no lugar um novo e puro doado pela graça!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você que já fechou este bom negócio, aceita a oportunidade de trabalho como um representante dele?
❇ Observe:
Sim, faltou observar um grande diferencial em toda esta transação: “com grande alegria” (releia no texto)!! Sabe aquela alegria que temos quando achamos um “negócio da China”? Pois é, bota alegria nisso, porque não é da China, é do CÉU!! Sem comparação!! Não é uma procura frustrante, nem uma oferta enganosa! Não é uma venda que causa tristeza, nem uma compra que acrescentará dores! Não é uma troca que sairemos na desvantagem e nem uma doação interesseira! É tudo “com grande alegria”!!
Compartilhei minha 25ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário