sábado, 15 de junho de 2019

24ª SEMANA = “IGREJA: UMA PEQUENA SEMENTE QUE CRESCEU E SE EXPANDIU COMO UMA MASSA LEVEDADA”

24ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO



“IGREJA: UMA PEQUENA SEMENTE QUE CRESCEU E SE EXPANDIU COMO UMA MASSA LEVEDADA”


Continuando o capítulo 13 do Evangelho de Mateus na sequência de onde paramos semana passada... vamos nesta semana abordar duas parábolas que foram contadas juntas, justamente porque abordam o mesmo princípio do crescimento do Reino dos Céus, embora usando duas comparações diferentes.

Uma elas é a do Grão de Mostarda (ainda pelos campos da semeadura) e a outra é a do Fermento (do campo para dentro de casa).

A mensagem que Jesus parece querer passar com estas ilustrações é que, ainda que o Reino dos Céus estava ali começando com apenas aqueles poucos 12 homens simples e inexpressivos, ele iria se alastrar tão rapidamente em proporções tão gigantescas por todo o mundo e por tanto tempo que eles jamais poderiam imaginar!

✅ 1º) QUANTIDADE = MENOR ... MAIOR / PEQUENA... GRANDE / POUCO... MUITO 
“E contou-lhes outra parábola: "O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.
Embora seja a MENOR dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a MAIOR das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos". (Mateus 13:31,32)
Nosso Deus sempre se mostrou assim: Multiplicador, Abundante, Crescente! Sim porque Ele é GRANDE! Ele é o MAIORAL! Ele é MUITO, mas muito mais infinitamente além do que pensamos. Obviamente, o Seu Reino não poderia ser diferente! No entanto, Ele compara o Reino com a MENOR das sementes, mas que ao passar pelo processo de, “caindo na terra, morrer e dar muito fruto”, ela se transforma na MAIOR das hortaliças! O que parecia tão PEQUENO na sua “origem”... tem alcançado GRANDES dimensões em contínuo crescimento e desenvolvimento até o seu “destino”. A semelhança de um POUCO de fermento que misturado com MUITA farinha, aumenta expressivamente o volume da massa! Sim, esta parábola prova que, apesar de sermos um “PEQUENO povo” de uns “POUCOS escolhidos” da “MENOR fatia” da população da terra, somos e ainda seremos grandes e muitos também em QUANTIDADE!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você, como cidadão do Reino dos Céus, tem também cooperado com este crescimento quantitativo?

✅ 2º) QUALIDADE = SEMENTE... RAMOS... ÁRVORE 
Na 22ª semana, quando estudamos a Parábola da Semente, discorremos sobre este crescimento progressivo da semente, quando surge “primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga” (Mc. 4:28). Mas agora aqui, mais do que um crescimento natural, o texto apresenta um resultado surpreendente. Afinal era a “menor das sementes” transformada em uma árvore com ramos tão grandes que, além do fruto, ela ainda oferecia a sua sombra, uma condição adequada até para um ninho, ou seja, espaço ideal para ainda acolher outras novas “sementes” que se transformariam em outras espécies de vida, vida animal sobre vida vegetal!
Sim, esta parábola prova que, apesar de sermos a “menor SEMENTE” sairiam de nós “muitos RAMOS” de uma “grande ÁRVORE” que ofereceria não só bons frutos em QUANTIDADE, mas também sombra e abrigo com QUALIDADE!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você, como cidadão do Reino dos Céus, tem oferecido resultados qualitativos favoráveis a todos?

✅ 3º) TOTALIDADE = CAMPO... MUNDO / FARINHA... MASSA 
" E contou-lhes ainda outra parábola: "O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada". (Mateus 13:33)
Pois bem, como se não bastasse, além do nosso Deus multiplicar o POUCO MENOS em MUITO MAIS... além de transformar o MENOR GRÃO na MAIOR ÁRVORE... Ele completa o PEQUENO CAMPO com um GRANDE MUNDO, tal qual uma mínima medida de fermento misturado em uma porção de farinha tem o poder de aumentar toda a massa! Sim, esta parábola prova que, apesar de sermos todos “FARINHA de um mesmo saco” podemos romper nossos limites de capacidade quando somos cheios da unção divina e passamos a alcançar a “largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef. 3:18) como uma só “MASSA com Ele, nEle e por Ele” na TOTALIDADE!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você, como cidadão do Reino dos Céus, tem alcançado esta abrangência totalitiva da plenitude de Deus?

❇ Observe:
“Ele (Jesus) respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.” (Mateus 17:20 e Lucas 17:6)

FÉ uma palavrinha tão PEQUENA, mas com um poder tão GRANDE a ponto de realizar o impossível!

Que não sejamos homens (e mulheres) de POUCA fé, antes com MUITA fé possamos fazer obras ainda MAIORES que as que Jesus fez para que o Reino dos Céus continue crescendo em QUANTIDADE, se desenvolvendo com QUALIDADE e atingindo a TOTALIDADE da massa corporal de Cristo aqui neste mundo por meio da Sua Igreja.

Não despreze os pequenos começos!

Compartilhei minha 24ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário