36ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: UMA CONVIDADA HUMILDE QUE SERÁ EXALTADA NO BANQUETE DO REI JESUS”
O ensinamento da parábola de hoje é direto e simples! Você logo vai perceber enquanto faz a leitura do texto que está em Lucas 14:
"Quando Jesus observou que os convidados para o jantar procuravam ocupar os lugares de honra à mesa, deu-lhes este conselho: 'Quando você for convidado para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra. E se chegar algum convidado mais importante que você? O anfitrião virá e dirá: ‘Dê o seu lugar a esta pessoa’, e você, envergonhado, terá de sentar-se no último lugar da mesa. Em vez disso, ocupe o lugar menos importante à mesa. Assim, quando o anfitrião o vir, dirá: ‘Amigo, temos um lugar melhor para você!’. Então você será honrado diante de todos os convidados. Pois os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados”.
Uma lição de humildade!
Jesus havia sido convidado para um jantar na casa de um fariseu muito importante, por isso aquele ambiente suntuoso despertava uma competição de honra entre os convidados. E não é diferente hoje, aqui e em qualquer lugar, a tônica continua sendo sempre em direção ao 1º lugar em evidência acima de todos!
Mas Jesus queria alertar aquela nata da sociedade quanto ao perigo tão desagradável e desastroso de ser despencado do pedestal e ter que ocupar o último lugar da fila...
Vamos então tirar algumas aplicações para nós também nesta semana!
✅ 1º) EXALTADOS HUMILHADOS
Jesus já havia deixado a dica alguns capítulos antes para estes prepotentes fariseus quando alertou: “Ai de vocês, fariseus! Pois gostam de sentar-se nos lugares de honra nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes” (Lc. 11:43 e 20:46)
E em muitas outras partes da Bíblia esta frase é parafraseada. Inclusive o próprio rei Salomão já havia dado este mesmo conselho:
“Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes; é melhor que ele lhe diga: 'Suba para cá!', do que ter que humilhá-lo diante de uma autoridade”. (Provérbios 25:6,7)
E vale ainda alertar: se não acatarmos este conselho verbal, corremos o risco de aprender a lição a duras provas na vida prática como aconteceu com o exaltado rei Nabucodonosor. Mesmo sendo também previamente advertido pelo profeta Daniel, ele não resistiu à tentação de se ensoberbecer, uma vez que chegou a dominar o mundo por meio da grande e poderosa Babilônia! Deus o humilhou de tal maneira que, literalmente, teve que pastar como animal por 7 anos até reconhecer que DEUS é sobre todos e tem o poder de humilhar e exaltar quem Ele quer! Confira no texto de Daniel 4 as conclusões a que chegou este rei ao fim desta prova:
"Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração. Naquele momento voltou-me o entendimento, e eu recuperei a honra a majestade e a glória do meu reino. Meus conselheiros e nobres me procuraram, meu trono me foi restaurado, e minha grandeza veio a ser ainda maior.
Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância." (v:34-37)
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já aprendeu esta lição acatando o simples conselho ou atestou esta verdade na experiência própria?
✅ 2º) HUMILHADOS EXALTADOS
Enquanto a experiência acima é de fato humilhante, esta agora de ser exaltado quando nos humilhamos é tremendamente prazerosa!
Por isso recomendamos como bem colocou o apóstolo Pedro: “Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” (1 Pedro 5:5,6)
E igualmente a Palavra de Deus está recheada de recomendações por uma vida simples e humilde. O próprio Jesus deixou este exemplo nos incentivando a aprender dele que era “manso e humilde de coração”! E quanto motivo Ele tinha para se exaltar, mas preferiu se esvaziar e então, qual foi o resultado deste Rei tão oposto ao de Nabucodonosor? Reflita o que diz Filipenses 2:5-11
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você já provou a satisfação desta experiência de escolher a humildade e ver Deus te coroar com a honra?
❇ Observe:
Um último conselho, agora de Tiago: “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (4:10)
Compartilhei minha 36ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário