27ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: UMA BOA SAMARITANA PROVANDO SER PRÓXIMA DO AMOR”
A parábola desta semana é talvez uma das mais pregadas e apreciadas! Possivelmente por trazer ricos ensinamentos em relação ao maior dos mandamentos: AMAR. Além disso, nela Jesus apresenta, como por um Raio X, o mais íntimo e oculto coração de cada um dos vários personagens identificados pela ação, reação ou mesmo omissão que tiveram diante da cena principal!
Como a história é bem conhecida e relativamente longa, recomendo você fazer a leitura a parte e acompanhar aqui apenas a apresentação do elenco, afinal, a moral da história é exatamente a atuação de cada um dos “envolvidos”. Confira bem a relação do elenco com o enredo para não achar que os papéis foram trocados e nem pensar que as cenas dos famosos foram roubadas pelos coadjuvantes! Mas cá entre nós, aqui por trás dos bastidores, foi exatamente isso que aconteceu! Revelação de novos talentos!
Jesus, chamado de Mestre nesta ocasião, torna-se o narrador, o contador de histórias que, como sempre, ensina grandes lições de pequenas e corriqueiras situações da vida real. O texto está em Lucas 10:25 a 37
✅ 1º) PERITO NA LEI
O perito na Lei abre a cena querendo colocar Jesus a prova com perguntas capciosas e subestimando a interpretação fidedigna do Mestre em relação a Lei dos judeus. Querendo saber “o que fazer para herdar a vida eterna”, o legalista é confrontado com outra pergunta: "O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? " Creio que Jesus sabia que o estudioso conhecia o “O QUE”... mas o desafio era saber aplicar o “COMO”! Ler era fácil, estudar não era difícil, interpretar era um privilegio, mas aplicar implicava em condições desconhecidas e, portanto, temidas! A preocupação do questionador era saber o valor do objeto do amor ao invés da motivação da sua atitude, como que tentando limitar seu dever de amar! Enquanto ele enfatizava seu foco em “quem é o meu próximo”, Jesus então propõe esta parábola para redirecioná-lo a saber “de quem ele deveria ser o próximo”!
✅ 2º) UM HOMEM – A VÍTIMA
Pobres, necessitados, assaltados, feridos, desamparados e abandonados é o que não falta em nossos caminhos no dia a dia!
Quantas vezes, nós mesmos somos vitimados por doenças, crises, adversidades, tribulações e tantas aflições na nossa jornada!
E comumente somos tentados a pensar que mal damos conta de socorrer a nós mesmos... como e quando teríamos condições de parar para ajudar aqueles que, tão próximo de nós, estão tanto quanto, ou ainda muito mais, carentes que nós mesmos!
A demanda é muito grande! O clamor, mesmo silencioso, dos desfavorecidos está subindo aos nossos ouvidos aos montes! As cenas de dor e aflição estão diante dos nossos olhos por todos os lados, a começar do nosso próprio umbigo até a curva do fim da linha!
✅ 3º) OS SALTEADORES
Ladrões existem e estão a solta por todo lado! Deus nos livre e guarde do homem mal, bem como também de sermos nós mesmos estes malfeitores que roubam a paz e assaltam a alegria do nosso próximo! Precisamos estar vigilantes contra esses ataques e armadilhas malignas, cientes de que estes ladrões são agentes do príncipe das trevas para roubar, matar e destruir aqueles distraídos e desacompanhados da presença protetora e segura do Guarda de Israel! Cuidado, evite dar ocasião para o ladrão!
✅ 4º) O SACERDOTE
O Líder religioso, de quem se esperava ser o canal da providência divina para com o desfalecido, ou até ser o intercessor do necessitado para diante do socorro divino... simplesmente passou de largo... Talvez estivesse com pressa para prestar seu ofício sacerdotal no templo ou com sua cota já esgotada apressando-se em se abster de mais “boas obras” por hoje! Na melhor das hipóteses, vamos imaginar que ele tenha elevado a Deus um prece em favor do pobre coitado! “Deus me livre e guarde”!
✅ 5º) O LEVITA
Aquele que justamente do comissionado ao serviço, prestou um desserviço ao atravessar para o outro lado da rua evitando o transtorno de se deparar com um bloqueio para o seu destino. Naturalmente teria achado prudente não abordar um desconhecido, poderia ser um golpe, e... afinal... não há ninguém por perto, nem pra aplaudir uma boa ação que fosse e nem pra intervir a meu favor se eu também sofresse algum dano! Este deve ter ainda prosseguido seu caminho “louvando” a Deus por ter saído ileso!
✅ 6º) O “BOM” SAMARITANO
Ah... o samaritano, o BOM, porque aos maus olhos dos bons sacerdotes e levitas, os samaritanos que eram os inimigos maldosos!
Ele sim fez o passo a passo do bom caminho da lei do amor: viu, se compadeceu, se aproximou, cuidou, prestou os primeiros socorros, fez o que podia e ainda o que não podia contratou alguém para fazer! De fato um próximo que não se distanciou!
Provavelmente também tenha levantado as mesmas justificativas dos demais, porém o valor de um ser humano falou mais alto!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Com qual destes personagens você mais se identificou ou com qual gostaria de ter se identificado?
❇ Observe:
Jesus conclui a parábola perguntando: "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?”
Mas eu lhe pergunto: Qual deles “provou” ser o próximo...?
Ficou bem provado que nem tudo que parece ser... é!
Compartilhei minha 27ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário