sábado, 23 de fevereiro de 2019

8ª SEMANA = “UMA GRANDE E SUPERIOR IGREJA: Da Origem ao Destino cumprindo obedecendo e ensinando a Lei Divina”

8ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO


“UMA GRANDE E SUPERIOR IGREJA: Da Origem ao Destino cumprindo, obedecendo e ensinando a Lei Divina”


Você pensa que a LEI foi abolida nesta “época da GRAÇA”? Não se engane... isso não é VERDADE! O ensino de hoje vai explicar:
“Porque a LEI foi dada por Moisés; a GRAÇA e a VERDADE vieram por Jesus Cristo.” (João 1: 17)
Esta declaração de João somada à de Jesus no texto base desta semana comprovam que uma coisa não anula a outra, pelo contrário, elas se complementam = Lei (por Moisés para Israel na Origem) + Graça e Verdade (por Jesus para a Igreja no Destino)!

Vamos ao esclarecimento que Jesus fez sobre isto antes de reforçar várias Leis, não mais no Monte Sinai, mas no Sermão do Monte.

✅ 1º) ABOLIR OU CUMPRIR A LEI - Mateus 5:17,18
"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.”
A Lei em referência aqui abrange todo o plano e a vontade de Deus para o estilo de vida ético, moral e espiritual do homem! A Lei de Deus “é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos 7:12) por isso não teria razão de se abolir, justamente por isso Jesus a cumpriu e a obedeceu e ainda mais, a ensinou com muito mais ênfase e rigor que o próprio Moisés (veremos isso na próxima semana com a sequência do sermão). Mas Ele fez algo ainda maior e melhor! Ele complementou a LEI com Sua GRAÇA e VERDADE, possibilitando o que antes dele era tão difícil (senão impossível) para nós: cumprir; obedecer e ensinar a mais santa, justa, boa, agradável e perfeita vontade (LEI) de Deus! A Graça atua como um poder nos capacitando para obedecer! E a Verdade como uma autenticação validando o ensino da Lei, que é a Sua Palavra! Portanto, cabe a nós agora receber esta Graça e confiar nesta Verdade para não só cumprir a Lei de Deus, mas obedecer a Sua vontade e ensinar a Sua Palavra! Acredito estar fazendo tudo isso aqui agora!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: E você, acredita assim também que pode e deve cumprir, obedecer e ensinar esta Lei? Tem feito isso?

✅ 2º) OBEDECER E ENSINAR A LEI - Mateus 5:19
“Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.”
Se a lei “é santa, e o mandamento santo, justo e bom” quando desobedecemos não estamos sendo “santos, justos e bons” porque estamos transgredindo a lei e isso é “crime”, a Bíblia chama de pecado, “de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” (I João 3:4)
E se o texto fala “mandamento menor”, deve existir maior... logo eu creio que existe sim pecadinho e pecadão, que geram penas e consequências mínimas ou máximas para grandes transgressores ou pequenos culpados na categoria geral dos desobedientes!
Porém, espero que estejamos todos listados entre os grandes do Reino dos céus por fazermos parte daqueles que são cumpridores da Lei e que, além disso, ensinam o que obedecem e obedecem o que aprendem porque confiam e vivem na Graça e na Verdade que capacita a todo aquele que crê e recebe esta santa, justa, boa, agradável e perfeita vontade de Deus a viver esta Lei Divina!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você é um GRANDE cidadão do Reino dos Céus que obedece suas leis desde a MENOR até as MAIORES?

✅ 3º) GRANDE E SUPERIOR NA LEI - Mateus 5:20
“Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.
Ui! Olha o nível! Sabe o que é comparar seu padrão de justiça com a classe mais alta de “mestres da lei”! É... concordo que hoje estejamos sem muitos parâmetros para atualizar os “escribas e fariseus” com nosso contexto de personalidades ícones da justiça! Procure com mais afinco e tente achar alguém que mais se aproxime de um “sinete da perfeição”... Pois é, você tem o desafio lançado aqui por Jesus de exceder esta medida, não é alcançar a média, é ultrapassar em muito a marca superior do ser-humano mais justo que você conseguir enquadrar no topo da santa, justa, boa, agradável e perfeita vontade de Deus! Isso sim é uma meta de alto padrão, no nível mais elevado que nosso Justo Juiz determinou para nós! Pesado demais? De maneira nenhuma! E este fardo se torna muito mais leve a suave quando o levamos junto com o jugo da Graça e da Verdade lado a lado com Jesus!
Parafraseando o Apóstolo Paulo (uma boa sugestão de paradigma para se imitar, não acha?): “Quanto a mim, não julgo que haja alcançado (esta meta), mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13,14)
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você está disposto a prosseguir para alcançar esta meta superior de justiça pela Graça em Cristo Jesus?

❇ Observe:
Obediência verdadeira é diferente de legalismo hipócrita!
A Graça não dispensa a Lei e nem a Lei inutiliza a Graça! A Verdade é que você não pode cumprir a Lei dispensando a Graça, porque aí sim seria inútil todo esforço próprio para obedecer a vontade de Deus! Não foi isto que Jesus ensinou! Portanto vamos aprender de Jesus a tomar o seu fardo que é leve e o seu jugo que é suave e desfrutar das maiores e melhores metas em busca de superior grandeza em cumprir, obedecer e ensinar a mais santa, justa, boa, agradável e perfeita vontade (LEI) de Deus! Topa o desafio?

Compartilhei minha 8ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário