6ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO
“IGREJA: Um povo bem-aventurado da ORIGEM ao DESTINO”
Chegamos ao pé do tão famoso “Sermão do Monte”... digo ao pé do monte, porque curiosamente, grande parte do conteúdo deste sermão que Mateus, no capítulo 5, diz que Jesus começou a ensinar aos discípulos num monte... Lucas, por sua vez, informa no capítulo 6, que Jesus desceu num lugar plano e começou a dizer partes deste mesmo sermão!Portanto, o que importa aqui não é se estamos com os pés no plano ou no monte, mas se estamos com os olhos elevados para cima e o coração aberto para as coisas do alto...
Na verdade, confesso que eu estava apreensiva para chegar nestes ensinamentos porque são mesmo demasiadamente profundos, tanto quanto são de altíssimo padrão ético e moral! Mas não tive escapatória! A “coincidência” da lição desta semana do nosso PG, pequeno grupo de estudos bíblicos, ser exatamente esta passagem, só veio a confirmar que era o tempo de abordá-la aqui também!
Não vou ter o espaço suficiente de uma semana para me aprofundar em cada uma das “Bem aventuranças” aqui listadas, porque senão também não terei o espaço de um ano para completar todos os ensinamentos dos Evangelhos, então aqui devo ser mais sucinta... mas então vamos pelo menos registrar na íntegra estes 12 primeiros versos deste que é um dos maiores sermões de Jesus:
“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus...".
✅ 1º) O QUE É SER “BEM AVENTURADO”
Por não ser mais uma palavra de uso cotidiano, pode se fazer necessária uma definição extraída do mais popular dicionário, Google:
1.TEOLOGIA que ou aquele que desfruta, nesta vida ou após a morte terrena, das bem-aventuranças divinas.
2.TEOLOGIA que ou quem usufrui de um estado de santidade e graça celestial. "b. aquele que seguir o ensinamento de Cristo"
3.TEOLOGIA que ou quem foi beatificado pela Igreja; santo, beato, beatificado.
4. que ou aquele que goza de boa ventura; bem-afortunado, feliz.
Dá pra perceber por esta listinha que trata-se de uma coisa boa, mas boa no nível celestial, divino e não simplesmente uma felicidade comum, uma alegria natural... mas um grande gozo de longa duração, supremamente abençoado, um estado de satisfação plena e realização completa! Uauuu isto realmente é muito bom!! Portanto, só podemos concluir que é um estado de graça dado por Deus!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem buscado viver neste nível de satisfação e realização em Deus?
✅ 2º) QUEM SÃO ESTES “BEM AVENTURADOS”
Ao contrário do conceito secular, os que são bem aventurados na ótica bíblica são os que choram, os humildes, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça, os que sofrem por amor e fidelidade a Jesus”! Uauuu quantas virtudes preciosas! Que perfil de caráter perfeitamente adequado para um cidadão do Reino de Deus!! Não é a toa que a recompensa só poderia ser mesmo celestial, pois este mundo não reconhece alguém com esta conduta com ser bem-aventurado, pelo contrário, o tal seria rotulado, na melhor das hipóteses, de um pobre coitado!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem procurado desenvolver estas virtudes que o Senhor já depositou no seu coração?
✅ 3º) POR QUE ELES SÃO “BEM AVENTURADOS”
O próprio texto tem as respostas: porque deles é o reino dos céus, porque serão consolados, porque receberão a terra por herança, porque serão satisfeitos, porque obterão misericórdia, porque verão a Deus, porque serão chamados filhos de Deus, porque grande é a recompensa deles no céus!! Uauuu é tudo o que alguém poderia de fato desejar!! Um exemplo clássico da lei da semeadura e colheita, da confirmação da lei da causa e efeito, mas sobretudo, da fidelidade do Senhor para com nossa postura diante dele e dos homens! Para isto, nosso modelo é Jesus, sigamos seus passos! Nosso ajudador é o Espírito Santo, recorramos ao seu poder operando em nós! E aquele que faz todas estas promessas se cumprirem é Deus, cabe a nós crer, receber e viver!!
✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Depois de uma autoanálise com base neste perfil, em que aspecto você detectou que ainda precisa melhorar como cidadão celestial?
❇Observe: As bem aventuranças devem ser reconhecidas como uma realidade presente nas nossas vidas, bem como uma esperança futura para a nossa eternidade! Por isso não vamos buscar a satisfação e os prazeres temporários de uma vida curta e passageira, mas procuremos alcançar valores éticos e morais que perdurem e repercutam por toda uma eternidade celestial!
Compartilhei minha 6ª Semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário