sábado, 26 de janeiro de 2019

4ª SEMANA = “IGREJA: Eu e Deus na ORIGEM... Nós com Deus no meio... Eles para Deus no DESTINO”

4ª SEMANA DE 2019 = IGREJA: DA ORIGEM AO DESTINO



“IGREJA: Eu e Deus na ORIGEM... Nós com Deus no meio... Eles para Deus no DESTINO”


Folheando agora o Evangelho de Marcos para conferir os trechos que ainda não tinham sido compartilhados em 2018, não resisti em repassar num verso logo no primeiro capítulo que sempre me chama muito a atenção:

V:35 :De madrugada, ainda bem escuro, (JESUS) levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava."

Essa prática que Jesus tinha de se retirar para lugares desertos a fim de orar a sós com o Pai, me agrada bastante e muito me identifico, especialmente agora quando me dispus a fazer o mesmo!

Desde sexta feira passada, meu marido e eu viemos passar uma semana na praia. Mas seria necessário ele voltar para São Paulo pelo menos dois dias para tratar dos negócios.  Com essa previsão, eu já me programei para usar estes dois dias justamente para esta prática, podendo, assim, me retirar a sós para buscar mais a Deus.

Fiz isso a primeira vez em 2014 por 7 dias, e de lá pra cá, sempre que surge uma folga assim eu procuro este "retiro espiritual particular"!

Reconheço que preciso disso periodicamente porque já descobri os benefícios desta solitude silenciosa só eu e Deus!

Por isso acabou por ser muito oportuno eu compartilhar novamente sobre este princípio que Jesus ensinou com seu próprio exemplo registrado também em Lucas 4 e em muitas outras ocasiões. Dentre elas, vamos estudar a de Lucas 6 (estes conceitos também foram confirmados por Henri Nouwen em seu livreto "Uma Espiritualidade do Viver" que inclusive li este mês... Mais uma "coincidência")


✅ 1º) VIDA PESSOAL COM DEUS (Destino): 
V:12 "Naqueles dias (JESUS) retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus."
É aí que tudo começa, nossa origem em Deus, lembram, com Deus!
Era madrugada! Diz que ele passou a noite com Deus Pai! O próprio Deus Filho! Certamente você já pensou nesta pergunta "se Jesus precisava e dependia tanto de orar a Deus antes de tudo, quanto mais eu e você?"
Pois é, antes das maiores ou menores decisões, antes de grandes ou pequenas realizações.... antes de tudo... primeiro de todos, o conselho e direção devem vir de Deus! A capacitação e a aprovação devem vir de Deus! Tudo com Ele .... Nada sem Ele!
Precisamos aprender de Jesus fazer deste ato um hábito saudável e disciplinado, escolhendo um lugar apropriado que nos permita subir para mais alto na presença de Deus muito acima do plano desta terra, não necessariamente um monte, mas um espaço espiritualmente elevado! Bem como escolher um espaço na nossa Agenda,  um tempo de qualidade e se possível em boa quantidade, sem pressa de sair da presença dEle, no silêncio mais profundo da nossa alma onde só dê para escutar a voz inconfundível do Bom Pastor!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você tem separado este lugar no melhor do seu tempo e espaço para estar a sós com o Pai?


✅ 2º) VIDA COLETIVA COM DEUS (meio): 
V:13 "Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos"
Se também o próprio Jesus não viveu sozinho, nós também já deveríamos saber que precisamos uns dos outros. Jesus chamou, escolheu e designou sua equipe ministerial, tinha seus parceiros,  sua família,  todo um time para interagir.
Mas vida social e relacionamentos interpessoais não é fácil!
Ele também teve problemas com seus discípulos, dificuldades com sua família e conflitos com seu povo!
Até ele não conseguiu agradar a todos... Mas ainda assim, perdoou a todos!
Não tem jeito, precisamos aprender bem a fazer este jogo de meio de campo em equipe enquanto prosseguimos da nossa ORIGEM ao nosso DESTINO, tolerando as diferenças dos outros e fazendo delas o complemento para as nossas faltas!

✳ PERGUNTA DESAFIADORA:
Você tem aprendido a arte da convivência, desfrutando o dom da comunhão sendo abençoado e abençoando?


✅ 3º) VIDA MINISTERIAL COM DEUS (Destino):
V:17-19 "E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo.... que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças; e os que eram atormentados por espíritos imundos ficavam curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos."
Já lá na primeira referência de Marcos Jesus declarou o destino para o qual Ele foi enviado  (confira v:38-39 e também Lc 4:18-21).
Também já vimos e sabemos que, como o Pai O enviou, Ele nos enviou a nós igualmente,  em continuidade ao seu ministério.  Logo, reconhecemos que também temos este mesmo destino de "praticar as boas obras que Deus mesmo preparou de antemão para que andássemos nelas" !
Assim, eu e você, cada um com os dons e talentos que Deus nos deu, desempenhando a nossa função como membros uns dos outros, efetuamos o aumento do Corpo.

✳ PERGUNTA DESAFIADORA: Você está cumprindo cabalmente o seu ministério exercendo a sua função como membro do Corpo de Cristo?

❇ Observe:
É assim que funciona!
Tem que ser nesta ordem!
Na madrugada Ele orou a Deus, ao amanhecer Ele interagiu com sua comunidade e a tarde Ele exerceu seu ministério entre o povo!
Muitas vezes tentamos realizar nosso serviço para Deus sozinhos, e por não conseguirmos, geralmente pedimos ajuda para qualquer um desqualificado para tal, só então depois quando estamos quase fracassando... achamos que só nos resta orar!
Invertemos o processo!
E isto traz atraso e frustrações!
Lembre-se Igreja: é da origem ao destino e nunca do destino a origem!

Compartilhei minha 4ª Semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário